Os morcegos são uma das espécies de animais mais misteriosas da natureza, não só por sua aparência distinta, mas também por seu comportamento estranho de ficarem pendurados de cabeça para baixo.
Esses mamíferos têm asas muito grandes, músculos fortes e pernas curtas. Além disso, seu corpo é leve, permitindo que possam dormir nessa curiosa posição. Vamos conferir por que isso acontece!
Por que os morcegos ficam de cabeça para baixo?
Em primeiro lugar, esse hábito vem de uma evolução do morcego ao longo do tempo e sua adaptação para evitar predadores e, portanto, sobreviver.
De fato, a maioria de seus predadores, como a cobra, vive no chão. Ao ficarem suspensos, os morcegos evitam o risco de encontrá-los enquanto dormem e estão mais vulneráveis. Se um predador vier, eles só precisam descer e a gravidade cuida do resto.
Curiosamente, os morcegos fazem cocô e urinam normalmente enquanto estão pendurados de cabeça para baixo. Se eles estiverem em voo, eles podem controlar suas necessidades, até atingir o solo.
Mecanismo de sobrevivência
Esta engenhosa técnica de sobrevivência é possibilitada pela evolução fisiológica. Quando um morcego dorme de cabeça para baixo, seu ritmo cardíaco não é alterado. Além disso, seu sistema de circulação também se adaptou para irrigar suficientemente todos os órgãos.
Por fim, suas pernas também se adaptaram. Com efeito, a postura adotada pelos morcegos permite que eles relaxem seus ossos e tendões para quando estiverem prontos para voar.
Outros animais também podem ficar pendurados de cabeça para baixo?
Aves como papagaios, periquitos, cacatuas e tecelões também podem ficar nessa posição confortavelmente. No entanto, elas não podem fazer isso por longos períodos de tempo como os morcegos.
Assim, o voo de um morcego pode ser diferenciado do de um pássaro com base no peso de cada um dos animais, em particular na relação entre a capacidade de carga das asas e o peso.