As lentes de contato são muito utilizadas atualmente, principalmente por estética pelas pessoas que não gostam de utilizar óculos de grau. Apesar de serem bem desenvolvidas para não provocar incômodos, é muito importante manter o cuidado na sua utilização.
Como as lentes de contato afetam os olhos?
Para saber como as lentes de contato podem afetar os olhos, devemos primeiro saber o que é a córnea e como ela desempenha sua função.
A córnea é a camada mais externa do olho e também o tecido no qual as lentes de contato são colocadas. Este tecido dificilmente possui vasos sanguíneos, pois estes dificultam a função visual.
O tecido da córnea é nutrido pelo oxigênio que recebe diretamente do meio ambiente. Assim, a córnea também é hidratada graças à lágrima produzida pelo nosso próprio olho.
Por que as lentes de contato afetam a córnea?
As lentes de contato são colocadas na córnea e, portanto, limitam o acesso desse tecido, tanto ao oxigênio quanto às lágrimas.
Embora materiais melhores estejam sendo usados para fazer lentes de contato e sejam mais permeáveis e confortáveis, o uso desses acessórios limita o acesso da córnea ao oxigênio e à lágrima.
Como consequência, quando uma pessoa passa muito tempo com lentes de contato ou elas não são novas, pode-se notar desconforto, principalmente relacionado ao olho seco, e os olhos ficam vermelhos.
Todos esses efeitos pioram quando estamos dormindo, pois o próprio olho recebe menos oxigênio quando está fechado. Desse modo, pode causar complicações como:
Veja por que nunca devemos dormir com lentes de contato
1. Problemas na córnea
Durante o sono, não ocorre a lubrificação dos olhos fazendo com que as lentes de contato grudem nas pálpebras.
Com efeito, isso aumenta a adesão das lentes à córnea e a diminuição da sua oxigenação, trazendo graves consequências para a visão.
2. Infecções oculares
Dormir com as lentes de contato pode aumentar a chance de infecções oculares em até oito vezes.
O uso incorreto das lentes causa uma irritação no olho e problemas como a ceratite, uma infecção bacteriana na córnea que pode levar à cegueira.
3. Úlcera
Dormir com as lentes de contato também pode causar úlcera de córnea, uma ferida aberta no globo ocular. Inclusive, nos casos graves, é necessário o procedimento cirúrgico para o tratamento.
Se você notar algum destes problemas listados, procure um oftalmologista para o acompanhamento necessário.