A língua humana é um órgão que desempenha incontáveis funções, desde permitir a comunicação entre os indivíduos até facilitar o processo digestivo ao longo da mastigação. No entanto, por que nem todos conseguem enrolar a língua no formato de U?
Comumente, as pessoas identificam essa capacidade como mágica, mas a Ciência explica melhor. De acordo com os especialistas, somente 30% da população mundial não consegue dobrar a língua nesse formato.
Portanto, os 70% restantes conseguem ordenar o cérebro para controlar esse músculo e dobrá-lo em partes proporcionais, criando o formato do U. Saiba mais sobre isso a seguir:
Por que nem todos conseguem enrolar a língua no formato de U?
Em resumo, nem todos conseguem enrolar a língua no formato de U por questões genéticas. Basicamente, os cientistas estimam que a maioria dos pais que conseguem dobrar a língua neste formato também possuem essa habilidade.
Em contrapartida, os pais que não conseguem também têm filhos incapazes nesse aspecto. Desse modo, a habilidade de formar a letra U com a língua decorre de pequenas diferenças na formação dos músculos da língua desses indivíduos.
No entanto, uma série de questões ambientais e de aprendizado influenciam as pessoas a não enrolar a língua, e nem saber se possuem essa habilidade, pelo simples fato de ser desnecessário e estranho.
Comumente, o fator genético associado a essa capacidade envolve a presença de um único gene e dois alelos. Desse modo, é uma composição genética mais complexa do que simplesmente recessivos ou dominantes, além de um treinamento específico e condições ambientais.
No entanto, curiosamente existem gêmeos idênticos em que um dos irmãos não consegue enrolar a língua no formato de U, enquanto o outro consegue. Sendo assim, existem algumas exceções à perspectiva de que somente a genética influencia nessa habilidade.