É muito improvável que você nunca tenha ouvido alguém falar que, se um gato preto passar na frente de uma pessoa, ela terá azar pelo resto do dia. Ainda que a fala pareça inofensiva, a verdade é que muitos gatos de pelagem preta já foram maltratados ou abandonados devido à crença de que eles trazem má sorte.
Essa é uma superstição antiga e que existe também em outras culturas e países do mundo, talvez por isso esteja ainda tão viva. No Antigo Egito, os gatos eram tidos como animais sagrados, e matar um gato era considerado crime capital.
Com o surgimento da bruxaria, na Europa, séculos depois, os gatos pretos começaram a ser vistos como o animal de estimação favorito das bruxas — é preciso entender que, antigamente, qualquer mulher que fizesse algo tão simples quanto um chá para aliviar dores menstruais já poderia ser considerada bruxa.
Histórias variadas
Existem várias lendas folclóricas que falam a respeito de gatos de cor preta. Na verdade, na maioria delas, esses animais são considerados sagrados e portadores de bons presságios. Ao que tudo indica, a relação dos gatos pretos com o azar foi criada pela cultura ocidental.
Na Idade Média, era comum que gatos pretos fossem associados ao demônio, crença que durou tanto tempo que, durante a Peste Negra, as pessoas saíam às ruas à procura de gatos pretos para matar. Por ironia, matar esses animais piorava a praga, que se espalhava também através dos ratos.
Na Europa do século 16, a crença era a de que as bruxas transformavam seus companheiros em gatos pretos. Isso servia para que as mulheres fossem condenadas e os gatos, apedrejados e eliminados.
Gato preto da sorte
Na Grã-Bretanha, as pessoas acreditam que gatos pretos trazem sorte. Até hoje, é comum que os animais dessa cor sejam dados como presentes a mulheres noivas, para que a noite de núpcias seja feliz.
No Japão, os gatos pretos também são símbolos de boa sorte, especialmente para as mulheres solteiras, já que o animal teria o poder de atrair a atenção de bons pretendentes. Na Rússia, o bichano de cor preta também é sinônimo de bom presságio.
Viu só como as interpretações variam de acordo com a cultura e a época? Agora que você já sabe disso, lembre-se de não propagar mais essa ideia de que os gatos pretos trazem azar. Se testemunhar qualquer ato de violência contra esses animais, denuncie!