No geral, congelar os vegetais é uma estratégia para mantê-los conservados por mais tempo, principalmente quando são comprados in natura nos mercados e feiras.
Contudo, nem todos sabem porque é necessário branquear os vegetais antes de congelá-los, o que envolve alguns fatores químicos específicos desses alimentos.
Sendo assim, somente colocar os vegetais numa sacola ou em um pote e deixá-los no congelador pode afetar diretamente nos fatores de cor, sabor, textura e aspecto físicos do alimento. Confira mais sobre o processo de branqueamento e como participar da conservação dos vegetais a seguir:
Por que é necessário branquear os vegetais antes de congelá-los?
De acordo com um artigo publicado no National Center for Home Food Preservation, o branqueamento consiste num processo de escaldar legumes em água fervente ou no vapor durante um curto período de tempo.
Como consequência, há uma interrupção das ações enzimáticas naturais que causam perda de sabor, cor e textura nos alimentos.
Além disso, o branqueamento ajuda na limpeza da superfície dos alimentos, eliminando qualquer sujeira e organismos que podem prejudicar o ser humano.
Outra vantagem é que ajuda a retardar a perda de vitaminas por meio de processos químicos relacionados ao amadurecimento dos vegetais e também ilumina as cores naturais da comida.
Em relação ao embrulho e armazenamento, o branqueamento tende a tornar os alimentos mais moles, o que permite que seja mais fácil de embalar em diferentes cortes e recipientes.
Porém, o branqueamento excessivo pode causar justamente a perda de todas as substâncias positivas do vegetal.
Por via de regra, o tempo desse procedimento no vegetal antes de congelá-lo varia de acordo com a espécie do alimento e o tamanho. Portanto, pode-se utilizar como referência o tempo médio de 3 a 5 minutos para os alimentos pequenos e medianos.