Por essa você não esperava: veja 5 alimentos que contêm muita cafeína

A cafeína é algo que associamos automaticamente com café, chá e até refrigerantes, mas ela não está presente apenas nessas bebidas.

Consumir cafeína nos dá muito mais energia, mas pode ser contraproducente ao tentar regular a pressão arterial ou conseguir dormir à noite. Inclusive, a cafeína age como uma droga em seu corpo, então você também pode desenvolver uma dependência dessa substância.

continua depois da publicidade

Em suma, a cafeína é um composto químico que pertence ao grupo das xantinas, e pode ser encontrada em mais de 60 tipos diferentes de plantas.

Os possíveis benefícios da cafeína para a saúde são o aumento temporário da capacidade mental e concentração, além de melhorar o desempenho esportivo, mesmo que temporariamente, aumentando a força e a resistência muscular.

continua depois da publicidade

Apesar disso, ela não deve ser ingerida em excesso, por isso é bom ficar de olho no consumo dos seguintes alimentos:

Alimentos que têm cafeína e você nem desconfiava

1. Chá preto

O chá preto é um dos alimentos que mais contêm cafeína. Duas xícaras desta bebida são suficientes para que o teor de cafeína consumido exceda o de uma xícara de café.

Claro, as propriedades do chá preto são inúmeras e muito benéficas para a saúde, mas é importante fazer um consumo moderado dessa bebida.

continua depois da publicidade

2. Guaraná

Guaraná é uma espécie de planta trepadeira nativa da Amazônia conhecida como antioxidante, medicinal tradicional e estimulante eficaz.

A cafeína é o principal componente do guaraná, ao qual são atribuídas essas propriedades benéficas, que, dependendo de como o extrato é preparado, podem ser mais de quatro vezes a quantidade encontrada nos grãos de café.

3. Café descafeinado

Pode parecer mentira, mas o café descafeinado também é um dos alimentos que contêm cafeína. Embora esteja presente em menor quantidade que um café normal, não significa que não o tenha.

continua depois da publicidade

Portanto, beber xícaras repetidas de café descafeinado ao longo do dia pode ser sinônimo de consumir mais cafeína do que seu corpo precisa.

4. Chocolate amargo

Os grãos de cacau são uma fonte natural de cafeína, portanto, quanto maior a pureza do chocolate, mais cafeína ele terá.

Os ingredientes que são adicionados à mistura básica, como corantes, frutas, nozes ou leite, entre outros, também influenciam.

continua depois da publicidade

5. Aveia instantânea

A aveia é um alimento integral e um dos cereais mais saudáveis. Isso porque é rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

É também o cereal com maior proporção de gordura vegetal, possui 65% de gorduras insaturadas, 35% de ácido linoleico, carboidratos de fácil absorção e baixo teor calórico.

Além disso, a aveia contém cafeína, uma vez que normalmente faz parte dos alimentos indicados na maioria das dietas e destina-se a garantir a energia e os nutrientes necessários para começar o dia.

Apesar dos seus benefícios, o consumo excessivo de cafeína pode resultar em distúrbios do sono, ansiedade, entre outros sintomas. Então, se você notar qualquer um destes sintomas, consulte um profissional da saúde.