A air fryer, ou fritadeira elétrica, caiu no gosto dos brasileiros. Para se ter uma ideia, só ano passado, as vendas do utensílio aumentaram 400%. E não é à toa, já que esse eletrodoméstico facilita a rotina dos brasileiros na hora de preparar os alimentos, além de outras vantagens que oferece.
Ao fazer circular o ar quente, em alta velocidade, ao redor dos alimentos, a air fryer consegue cozinhá-los de forma mais rápida do que o forno convencional, embora em pequenas fornadas.
Além disso, é capaz de deixar os alimentos, como batata frita, frango, chips de couve, banana, entre outros, mais crocantes. E o melhor de tudo, a air fryer permite ter uma alimentação mais saudável, uma vez que exige menos gordura no preparo dos alimentos.
Qualquer excesso de gordura que esteja no alimento, ela vai escorrer para o fundo da fritadeira. Por essas vantagens não é difícil imaginar o motivo pelo qual o utensílio virou o queridinho dos brasileiros.
No entanto, apesar de ser utilizado, algumas pessoas ainda possuem algumas dúvidas sobre o uso da air fryer. Uma delas é se pode usar ou não papel manteiga ou papel alumínio no fritadeira elétrica. Então vamos às respostas.
Sim, o papel manteiga ou papel alumínio pode ser usado na air fryer. Mas é preciso adotar alguns cuidados ao utilizá-lo. Confira alguns deles a seguir:
1. Fixe o papel manteiga ou papel alumínio no cesto da air fryer
Ao utilizar o papel manteiga ou papel alumínio no cozimento dos alimentos na air fryer, é importante fixar o papel ao cobrir o cesto e não deixar que ele ultrapasse as bordas.
Além disso, evite deixar a folha muito alta, pois isso impede que o ar circule pelas laterais do cesto, prejudicando o cozimento do alimento.
2. Deixe um espaço entre as laterais da bandeja da air fryer
Outro cuidado a ser adotado é deixar um espaço entre as laterais da bandeja da air fryer para que haja um fluxo de ar adequado no utensílio.