O protetor solar deve ser usado todos os dias, em qualquer clima, inclusive, no inverno. Ele deve ser usado até mesmo dentro de casa. Isso porque ele protege a nossa pele contra a ação dos raios UVA e UVB, e também contra a luz visível, que é emitida por aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e celulares.
Mas, embora ofereça proteção a nossa pele, algumas pessoas ainda têm dificuldade de inserir esse cuidado em seu dia a dia. Se você é uma dessas pessoas, conheça, abaixo, 5 consequências que o não uso do protetor solar pode causar à sua pele.
Depois de conhecê-las, procure imediatamente um dermatologista de sua confiança para lhe indicar o protetor solar ideal para a sua pele.
1. Câncer de pele
Uma consequência de não usar o protetor solar é o câncer de pele. Na verdade, essa é uma das consequências mais propagadas e, portanto, mais conhecidas.
O não uso do protetor solar pode causar três tipos de câncer: carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas da pele e o melanoma. Esse último é o mais agressivo.
2. Queimaduras na pele
A exposição ao sol sem proteção solar pode causar queimaduras na pele. Elas podem ser de primeiro grau, que causam vermelhidão e ardência; de segundo grau, que causam o aparecimento de dor e inchaço; e de terceiro grau, quando aparecem as bolhas.
3. Manchas na pele
Outra consequência para quem usa não protetor solar é o aparecimento de manchas na pele. Os raios UVA e UVB aumentam o número e a atividade dos melanócitos, células que produzem a melanina.
Ao fazer isso, as manchas aparecem na pele, mais especificamente, nos braços, colo e rosto. Outra consequência é a piora no quadro do melasma.
4. Mudanças na textura da pele
A exposição solar sem o uso do protetor pode mudar a textura da pele. Entre essas mudanças, estão o envelhecimento da pele, flacidez e rugas.
Isso ocorre porque os raios ultravioletas aumentam a produção de radicais livres. Esses, por sua vez, penetram na camada mais profunda da pele e quebram as ligações entre o colágeno e a elastina. Esses compostos têm o papel de dar sustentação à pele.
5. Queratose actínica
Quando não há o uso do protetor solar, os raios ultravioletas podem causar o aparecimento de lesões pequenas e escamativas, a chamada queratose actínica.
Essas lesões aparecem principalmente nas partes mais expostas ao sol, como por exemplo, colo, rosto, lábios, orelhas e o dorso das mãos. A querose actínica tem potencial para evoluir para um câncer de pele.