A Netflix anunciou recentemente que a partir de 1º de novembro vai lançar uma assinatura mais barata de R$ 18,90 por mês, porém com anúncios publicitários.
Este é o plano “Básico com anúncios”, que estará disponível em 12 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.
Conforme detalhado, este novo plano oferecerá todas as funções do atual plano básico da Netflix, embora com algumas diferenças. Haverá uma média de 4-5 minutos de anúncios por hora, além de um número limitado de filmes e séries não disponíveis devido às restrições de licenciamento em que a empresa está trabalhando.
Além disso, os anunciantes poderão impedir que sua publicidade apareça em conteúdo que possa ser incompatível com sua marca, no caso de sexo, nudez ou violência explícita.
Como funciona o novo plano?
Com este novo plano, filmes e séries podem ser assistidos em uma ampla gama de televisores e dispositivos móveis em casa e a resolução máxima que atinge será 720p/HD.
Os anúncios, no momento de seu lançamento, terão duração de 20 segundos e só poderão ser exibidos no início, durante e no final da série, filme ou documentário que o usuário estiver assistindo naquele momento.
Também não será possível baixar conteúdos para visualização offline, mas é possível mudar para outros planos ou cancelar a qualquer momento.
Por que lançar um plano com propagandas?
Em meados de julho, a Netflix anunciou uma parceria com a Microsoft para desenvolver seu novo modelo de assinatura de baixo custo com propagandas.
A decisão de criar um novo plano de assinatura de baixo custo ocorre depois que a perda de competitividade da Netflix no mercado de plataformas de streaming resultou em uma desaceleração no ritmo de crescimento da empresa, e levou a uma redução notável de sua força de trabalho.
A Netflix perdeu quase um milhão de assinantes (970.000 contas) durante o segundo trimestre do ano, período em que obteve lucro líquido de 1.441 milhões de dólares, revelou a empresa em seu último relatório publicado em 19 de julho.
Em agosto passado, a Walt Disney Company também anunciou que ainda este ano sua plataforma de streaming mais popular, Disney +, oferecerá um plano com propagandas e outra opção sem anúncios a um preço mais alto nos Estados Unidos.