Embora possamos ter a impressão de que temos a liberdade para publicar qualquer tipo de conteúdo nas redes sociais, isso está longe de ser verdadeiro.
O Instagram, por exemplo, tem uma série de regras que devem ser seguidas para que o ambiente não se torne uma coleção de posts que incitem violência, uso de drogas e outras atividades erráticas.
Se você tem um perfil pessoal ou profissional no Instagram e não quer que sua conta seja banida, o que significa ficar sem poder usar a rede social, é muito importante conhecer as regras relacionadas aos conteúdos postados. A seguir, veja três tipos de posts que podem gerar banimento:
Usar bots
Chamamos de bots toda conta feita artificialmente e com a intenção de disparar comentários automáticos e seguir perfis que pagam para ter altos números de seguidores.
Em relação ao sistema de automação, comumente utilizado por bots, saiba que é possível usar essas ferramentas para responder comentários, algo especialmente útil para contas comerciais, mas é preciso cuidar para que essas ações não sejam feitas em grande volume, pois o Instagram pode banir o perfil ao confudi-las com bots.
Proliferação de fake news
As fake news são informações falsas ou distorcidas, publicadas em perfis com a finalidade de convencer o público a respeito de determinado assunto. São muito utilizadas por alguns políticos e também por grupos extremistas, como os de pessoas contra a vacina, e, obviamente, representam um desserviço à população.
É importante denunciar perfis que propagam fake news, para que o Instagram possa bani-los.
Discriminação e violência
Muitas pessoas ainda acham que, por estarem atrás de uma tela, ficam imunes a atos de discriminação e violência. Postar conteúdos homofóbicos, racistas, misóginos e que incitem bullying e violência também é errado e pode fazer com que a sua conta seja derrubada.
Além disso, hoje em dia os prints desse tipo de conteúdo servem para brigas judiciais e costumam ajudar a criminalizar a pessoa que fez o post.