No geral, existe uma dúvida muito comum sobre como os peixes dormem se eles não têm pálpebras. Comumente, observa-se que os hábitos desses animais são semelhantes aos dos seres humanos, até porque o sono é essencial para que todas as espécies renovem a energia e realizem uma série de processos orgânicos.
Porém, será que eles dormem de olhos abertos? Como eles não boiam nesse processo? Quantas horas eles precisam dormir para estarem saudáveis? Desde donos de peixes de estimação até entusiastas da vida marinha precisam aprender essas questões sobre os animais. Saiba mais a seguir:
Como os peixes dormem se eles não têm pálpebras?
No geral, os peixes dormem diariamente como os seres humanos fazem, mas de uma maneira diferente. Neste caso, como não possuem pálpebras, eles não fecham os olhos para dormir, mas possuem uma membrana que cobre os olhos para protegê-los da luz solar durante esse período de descanso.
Sobretudo, essa membrana é o que gerou as pálpebras por meio de uma série de adaptações evolutivas dos animais terrestres.
Contudo, a pálpebra tem uma função específica, como proteger os olhos de resíduos externos que possam ferir a retina, umidificar a superfície ocular e formar uma barreira mecânica contra lesões.
No caso dos peixes, a membrana ainda permite que estejam em repouso, mas parcialmente alertas ao perigo de serem atacados.
Neste sentido, o sono é uma redução de atividade física para gerar recuperação da energia enquanto descansam. Durante o sono, eles se movimentam ligeiramente na água para criar estabilização.
Porém, como os seres humanos, preferem dormir em lugares escuros, mas isso não significa que só dormem durante a noite. Comumente, a necessidade do sono e o período do dia variam de acordo com cada espécie.