Uma das características mais marcantes do gato é a cauda, que os ajuda a alcançar o equilíbrio necessário para andar. A cauda dos gatos costuma ser muito flexível, o que permite que eles se movimentem e inflarem dependendo da situação que estão vivenciando.
Desse modo, é uma das partes mais importantes de sua própria fisionomia, pois os ajuda a ter equilíbrio e estabilidade. Mas, por que as caudas dos gatos estufam quando os pets estão com medo? Descubra a seguir!
Por que a cauda do gato estufa?
A cauda de um gato incha quando os músculos de sua pele (onde está a base do pelo) se contraem em resposta a sinais hormonais do sistema de estresse/luta ou fuga, ou do sistema nervoso simpático.
Ocasionalmente, os pelos nas costas de um gato também incham junto com a cauda. Dito isto, nem todos os gatos estufam o rabo quando surge uma situação alarmante.
Sensação de perigo
Os felinos são criaturas bastante nervosas, e é por isso que qualquer barulho inesperado pode perturbá-los, principalmente se estiverem focados em brincar.
Com efeito, estufar o rabo é uma ação muito recorrente dos gatos e que podemos ver diariamente. Um gato faz isso quando está em perigo, como defesa, há algo incomodando e se prepara para atacar a qualquer momento.
Assim, é muito comum os gatos, por exemplo, estufarem a cauda quando estão perto ou na presença de um cachorro. É a sua maneira, a princípio, de intimidar o oponente antes de um possível ataque.
No entanto, se isso ocorrer quando o felino estiver dormindo ou deitado, é muito possível que o gato tenha uma fratura.
Não é comum que os gatos inflem o rabo se não estiverem em situações de alerta ou de perigo, por isso, se o seu pet fica por muito tempo com a cauda estufada, procure ajuda de um veterinário.