Os gatos vêm conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente a população de gatos domésticos no Brasil é de 23,9 milhões de indivíduos. A previsão é que este total aumente para 30 milhões neste ano.
Apesar de o cachorro ainda ser a maioria dentre os animais de estimação, com 54,2 milhões de indivíduos no total, a população felina cresce proporcionalmente mais do que a população canina.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a quantidade de gatos cresceu 8,1% em 2019, enquanto a quantidade de cães cresceu apenas 3,8%.
Os motivos do crescimento da escolha pelos gatos como um animal de estimação pelos brasileiros são diversos, como a exemplo da personalidade dócil e afetuosa, das características comportamentais e de personalidade dos felinos, marcadas por uma menor dependência dos seres humanos, podendo passar a maior parte do dia sozinhos, entre outros motivos.
Devido a esse crescimento, preparamos uma lista com as sete raças de gatos mais comuns nos lares brasileiros. Quem sabe, depois de conferir a lista, você não se interesse por uma raça e resolva adotar um felino?!
1. Persa
Não há dúvidas de que os gatos da raça persa estão entre os mais conhecidos e amados pelos brasileiros. Com origem localizada na antiga região da Pérsia (atual Irã), os felinos dessa raça podem ser encontrados com diferentes cores de pelagem.
Um dos principais motivos para sua popularidade é seu temperamento dócil, tranquilo e muito independente. Além disso, por terem as patas mais curtas, os gatos da raça persa não gostam muito de escalar e de pular, sendo ótimos para quem deseja manter as prateleiras da casa em ordem.
2. Siamês
Os gatos da raça siamês também são muito famosos. Originários da Tailândia, antigo Sião, esses felinos são facilmente reconhecidos pelo seu corpo esguio, de coloração que varia do creme ao castanho-claro, com focinho e extremidades mais escuras, sem contar nos brilhantes olhos azuis.
Ele se espalhou pelo mundo e se tornou um dos gatos queridinhos em diversos países, a partir de sua chegada na Inglaterra, em 1884.
O gato siamês é bastante sociável, curioso, inteligente e disposto a miar. O felino adora a companhia de pessoas e de outros animais. Por conta disso, são muito recomendados para famílias com crianças.
3. Maine Coon
Os gatos da raça maine coon pode pesar mais de 10 kg e chegar a 100 cm de comprimento, por isso são conhecidos como o “gigante gentil”.
Apesar de seu tamanho, esses felinos são bastante tranquilos e sociáveis, sendo muito apegado aos seus tutores, ainda que possam ficar desconfiados na presença de estranhos.
Os maine coon gostam bastante de exercícios, principalmente de caçar. Além disso, eles estão entre os poucos felinos que adoram água.
4. Ragdoll
Os gatos da raça ragdoll são famosos por seguirem seus tutores pela casa, responderem a chamados e comando e gostarem de receber carinho enquanto estão no colo.
Eles ainda têm uma aparência irresistível, com pelos médios e sedosos, com cores que vão do creme ao cinza-azulado. Enquanto a origem de algumas raças continua sendo incerta, a do ragdoll está completamente documentada.
Segundo os registros, essa raça surgiu em 1960, quando Ann Baker, da Califórnia, nos Estados Unidos, começou a cruzar gatos específicos. Os gatos da raça foram encontrados na vizinhança e se transformaram em uma das raças de gato mais populares do Brasil e do exterior.
5. Sphynx
Outra raça de gato popular no Brasil é o sphynx, o famoso felino “careca”. Com olhos grandes, orelhas pontudas e diversas dobrinhas pelo corpo, ele chama a atenção principalmente por conta de sua aparência.
Os gatos dessa raça costumam ser curiosos e brincalhões, além de gostarem de interagir e de pular. Não bastasse isso, eles são bastante apegados aos seus tutores e adoram receber carinho e ser o centro das atenções.
Ao contrário do que muitos pensam, o sphynx não se originou no Egito, mas sim no Canadá. O primeiro registro dessa raça é de 1966.
6. Angorá
O angorá é um gato turco. Ele possui olhos claros, podendo cada olho ter uma cor, geralmente um amarelo e o outro azul.
Os gatos dessa raça são elegantes, dóceis, ativos e caseiros. Eles são indicados para apartamentos e casas com crianças, por serem brincalhões e carinhosos.
7. Sem raça definida (SRD)
Um gato que não poderia faltar nesta lista é o gato sem raça definida (SRD). Esses felinos são bem antigos, pois há milhares de anos já cruzavam raças diferentes entre si.
Por se originarem de cruzamento de raças diferentes, os gatos SRD podem ter diversas cores e tipos de pelagem, além de tamanhos, formatos e aparências. Por esse mesmo motivo é que não há um temperamento pré-definido, mas sabe-se que são felinos saudáveis, carinhosos e amigáveis.