Ter um cachorro de estimação é uma delícia, e só quem chega em casa e é recebido por uma fofura de quatro patas sabe do que estamos falando. O problema, muitas vezes, está na escolha do cãozinho ideal e, se você não puder adotar, é importante ter uma noção a respeito das raças que se adaptam melhor em casas ou em apartamentos.
Quando o assunto é apartamento, é preciso entender que nem todas as raças se dão bem em espaços menores ou sem área externa — não faz o menor sentido ter um Labrador, por exemplo, e morar em um apartamento de dois quartos, certo?
Além do porte do animal, outras considerações são importantes no momento desse tipo de escolha, como é o caso do temperamento dos cachorros, pois os cães que se adaptam melhor nesse tipo de residência são mais calmos, mas também mais dependentes de companhia.
Confira uma lista com raças de cachorros que moram bem em apartamentos:
- Yorkshire Terrier;
- Shih-tzu;
- Pug;
- Maltês;
- Jack Russel;
- Dachshund;
- Lhasa Apso;
- Spitz Alemão;
- Buldogue Inglês;
- Poodle;
- Schnauzer;
- Chiuaua;
- Buldogue francês;
- Cavalier King Charles Spaniel;
- Poodle Toy;
- Bichon Frisé;
- Pinscher;
- Boston Terrier;
- Chin Japonês.
Como deu para perceber, não faltam opções. Lembre-se de que ter um cachorro é um compromisso sério, e mesmo os cães que vivem em apartamentos precisam de passeios diários e, claro, de atenção e carinho. Cachorros são animais sociais que podem precisar de adestramento, exercícios e, inclusive, treinamento mental.
Além disso, é importante escolher um bom médico veterinário para acompanhar as necessidades do seu cão em relação a vacinas, alimentação e outros fatores determinantes para a manutenção da boa saúde do seu melhor amigo.