Ao longo da história, um dos principais trabalhos dos cães domésticos ou domésticos foi proteger seus donos, servindo de guarda contra pessoas ou animais indesejados.
Enquanto muitos outros cães modernos atuam instintivamente como guardiões da casa, existem certas raças que são bem conhecidas por possuírem as características necessárias para melhor proteção contra intrusos ou estranhos.
Vamos conferir as principais abaixo:
1. Rottweiler
Originalmente criado como protetor do gado, o Rottweiler é um renomado defensor de sua matilha. A raça exibe profunda lealdade à sua família, mas muitas vezes é cautelosa com estranhos.
Assim, ele é o tipo de cão que está pronto para enfrentar qualquer ameaça.
2. Akita
Esses cães enérgicos são de linhagem japonesa, famosos por sua amizade, coragem e lealdade. Inclusive, no Japão eles são vistos como protetores da família e símbolos de boa saúde, felicidade e vida longa.
Akitas são cães calmos e cautelosos com estranhos e, infelizmente, podem ser intolerantes com outros animais.
3. Pastor Alemão
Dotado de todas as características desejadas em um bom cão de proteção e guarda, o Pastor Alemão avisa seu dono quando um estranho se aproxima e é capaz de agir se necessário.
Não é à toa que ainda é uma das raças mais elegidas para trabalhar como cão policial/militar. Além disso, esses cães são muito calmos para se ter em casa.
4. Doberman
O Doberman é uma raça um tanto recente, seu nome deve-se ao alemão Karl Friedrich Louis Dobermann, que no final do século XIX iniciou a tarefa de criar uma nova raça de cão que serviria efetivamente ao seu difícil trabalho de cobrador de impostos.
Assim, a principal função dessa raça em seus primórdios era proteger seu criador contra potenciais assaltantes interessados em arrecadar os impostos que ele coletava.
5. American Staffordshire Terrier
Para muitos, o Staffordshire Terrier é um dos melhores cães de guarda. Neste caso, suas habilidades de proteção são baseadas mais na intimidação do que no temperamento.
Com efeito, sua fisionomia, aparência feroz e reputação como um cão perigoso atuam como impedimentos contra intrusos.