Para entender porque usamos fantasias no Halloween, deve-se conhecer um pouco mais sobre essa festividade. Também conhecido como Dia das Bruxas, essa é uma celebração tradicional do mundo anglófono, e antecede a tradicional festa cristã do Dia de Todos os Santos, comumente celebrada no Ocidente.
No geral, estima-se que essa festividade tenha sido adaptada do antigo festival celta da colheita, conhecido como Samhain.
Porém, foi cristianizada pela Igreja primitiva e passou por uma série de adaptações e mudanças, como o caso das festas, uso das fantasias, doce ou travessura e decorações das casas. Saiba mais sobre o porquê usamos fantasias no Halloween a seguir:
Por que usamos fantasias no Halloween? Descubra aqui
Antigamente, a festa celta do Samhain envolvia uma série de rituais de passagem para celebrar a farta colheita e agradecer aos deuses pelas bênçãos obtidas ao longo desse período.
Sendo assim, as pessoas utilizavam roupas temáticas há mais de dois mil anos para também gerar uma aproximação com o mundo dos mortos, mas eram sempre roupas alegres e festivas.
Porém, a adoção da festividade pela Igreja primitiva e eventual adaptações ocidentais e cristãs transformaram também essa tradição. No período da Idade Média, as pessoas passaram a temer tudo que era relacionado ao mundo dos mortos.
Como consequência, as roupas eram tenebrosas e assustadoras para que os espíritos e assombrações ficassem afastados.
Curiosamente, a tradição de pedir doces ou comida em troca de orações surgiu como forma de espantar os espíritos nas residências. Em especial, esse costume se tornou ainda mais presente nas comunidades e vizinhanças, pois assim era possível prevenir que as assombrações atacassem outras casas nas redondezas.
Aos poucos, o Halloween se afastou ainda mais do antigo Samhain. Além disso, deixou de ser uma data macabra e se tornou uma festividade mais divertida, com festas à fantasia marcando a celebração.