Descubra 5 hábitos que herdamos das pessoas indígenas

Os povos indígenas, ao longo do tempo, nos ensinaram muitas práticas culturais. Leia e descubra alguns hábitos que adquirimos com eles.

A história cultural do Brasil vem mudando atualmente. Com efeito, já é visto em alguns livros didáticos o reconhecimento dos povos indígenas como sendo as primeiras populações que ocuparam as terras brasileiras antes do ano de 1500.

continua depois da publicidade

Além disso, o indígena é lembrado no dia 19 de abril, dada a sua enorme representatividade e diversidade cultural que foram essenciais à formação da sociedade brasileira.

Veja a seguir os 5 principais hábitos deixados pelos nativos do Brasil para nós:

continua depois da publicidade

1. Andar descalço

Normalmente é muito comum chegarmos em casa depois de um passeio ou do trabalho e retirarmos nossos calçados. Assim, o que você provavelmente não sabia é que este hábito de manter os pés em contato com o chão ou com a natureza, foi herdado dos povos indígenas.

2. Redes

O costume de se balançar e descansar nas redes é também uma das heranças deixadas pelos indígenas. Em muitas aldeias, é um hábito comum os povos indígenas dormirem em redes de palha.

Contudo, para o restante da sociedade, é comum a compra e utilização de redes de tecidos fabricadas em indústrias têxteis ou artesanalmente.

continua depois da publicidade

3. Remédios naturais

A cultura indígena tem forte influência nas crenças brasileiras. Dessa maneira, nós herdamos também a prática popular de buscar meios naturais de cura através da utilização das plantas.

Logo, assim como os povos indígenas, utilizamos o pó de guaraná, boldo e algumas sementes e óleos, para curar certas enfermidades.

4. Culinária

A culinária brasileira também herdou vários hábitos da cultura indígena. Sendo assim, o consumo da mandioca, de algumas frutas, dos peixes e de pratos derivados da caça, é um costume que veio da cultura indígena para nós.

continua depois da publicidade

5. Linguagem

Por fim, a língua portuguesa brasileira também está ligada à linguagem indígena. Isso porque, várias palavras que utilizamos no dia a dia, como nomes e as palavras ligadas à fauna e flora, sendo por exemplo caju, tatu, abacaxi, entre outras, são de origem indígena.