A embreagem é uma peça essencial de todo veículo. Ela está presente no sistema de transmissão do veículo e tem como função transferir a força para a caixa de câmbio. Com isso, a troca de velocidades do câmbio é feita de forma menos danosa ao veículo.
Com uso natural do automóvel, a embreagem vai se desgastando, exigindo a sua troca. No entanto, algumas coisas feitas pelos motoristas podem acelerar esse desgaste.
Se você usa o seu veículo diariamente, confira, a seguir, 5 coisas que você não deve fazer com a embreagem do carro.
1. Usar o pedal da embreagem para descansar o pé
Alguns motoristas têm o costume de usar o pedal da embreagem para descansar o pé. Ocorre que isso é um erro. Ao descansar o pé no pedal, o platô fica afastado do disco, causando o lixamento.
Esse lixamento, por sua vez, pode provocar um superaquecimento do sistema e danificar outros componentes.
2. Manter o pé no pedal enquanto está parado em um semáforo ou em um congestionamento
Outra coisa que você não deve fazer com a embreagem do seu carro é manter o pé no pedal de embreagem, com o motor ligado e o câmbio engrenado, enquanto está parado em um semáforo ou em um congestionamento, por exemplo.
3. Demorar de trocar a peça
O motorista deve trocar a peça dentro do prazo recomendado. Quando isso não acontece, gera um desgaste maior no conjunto de embreagem. Isso, por sua vez, obriga o motorista a trocar todo o conjunto.
4. Rodar com a marcha muito alta
Outra coisa que você não deve fazer com a embreagem do carro é rodar com a marcha muito alta. Quando a marcha for incompatível com a velocidade, as rotações ficam baixas, forçando o sistema de embreagem.
5. Rodar com excesso de carga
Dirigir com carga acima do recomendado pela montadora do carro pode danificar a sua embreagem. Isso porque, pode gerar um excesso de torque no sistema de embreagem e também danificar a suspensão e os pneus.