Aquele céu azul acima de um campo extenso e verde forma uma imagem gravada na retina de milhões de pessoas em todo o planeta, ou pelo menos daquelas que usaram um computador nos últimos 12 anos.
Para muitos representa o ápice da Microsoft, mas para o fotógrafo Charles O’Rear a bela paisagem verde e azul é sua marca na história. A foto tirada por ele, intitulada “Bliss” (plenitude), tornou-se indiscutivelmente a foto mais vista da história, até um bilhão de vezes, de acordo com cálculos compilados pelo site de tecnologia Mashable.
A foto é a imagem padrão da área de trabalho do Windows XP, da Microsoft, lançado em 2001, para o qual foram vendidas mais de 450 milhões de licenças (sem contar todas as cópias não autorizadas).
Onde fica a paisagem do papel de parede do Windows XP?
Tudo remonta a 1996, quando Charles O’Rear estava dirigindo pelo Napa Valley, na Califórnia, e se sentiu atraído pelo cenário. Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, o fotógrafo de 65 anos afirmou que as colinas da região costumam estar cobertas de vinhas.
Entretanto, em meados da década de 1990, uma praga obrigou os proprietários de terras a remover os vinhedos e plantar grama. Foi lá que O’Rear aproveitou para tirar sua fotografia.
Charles O’Rear usou sua câmera de filme fotográfico Mamiya RZ67. Um modelo de médio formato com um negativo de 6×7 cm que oferece um alto nível de detalhe.
O’Rear fazia a mesma rota entre Napa e San Francisco algumas vezes por semana para ver sua namorada na época, Daphne Larkin, com quem acabou se casando logo depois e mantém o relacionamento até hoje. Foi lá que ele também encontrou a foto de sua vida.
Em outubro de 2001, quando o Windows XP foi lançado oficialmente com o papel de parede O’Rear como padrão. Assim, Bliss se tornou uma das imagens mais conhecidas do mundo.
O fotógrafo nunca revelou o valor pelo qual vendeu a imagem para a Microsoft. No entanto, ela é considerada a segunda venda de licença fotográfica mais cara da história. Infelizmente, atualmente a conhecida área de vinhedos na Califórnia não é mais como mostra o papel de parede da Microsoft.