Uma pesquisa recente descobriu que a linguagem que as pessoas usam em postagens nas redes sociais pode sugerir uma separação iminente, que pode ser prevista três meses antes mesmo de acontecer.
Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin conduziram um estudo com 6.803 usuários frequentes do fórum Reddit como entrevistados.
No entanto, não foi a participação deles na comunidade que confirmou a previsibilidade dos rompimentos. Em vez disso, foi a série de postagens não relacionadas de outras áreas do Reddit.
De acordo com a publicação da IFL Science, essas postagens se tornaram objeto de estudo para pesquisadores, que estudaram o padrão de uso da linguagem para prever uma próxima separação. A equipe publicou os resultados da pesquisa na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Durante a investigação, eles observaram o padrão de uso da linguagem pelos entrevistados antes, durante e depois da ocorrência do rompimento em um período de dois anos.
Mudanças na linguagem usada nos posts
“Os marcadores de linguagem de uma separação iminente eram evidentes três [meses] antes do evento, atingindo o pico na semana da separação e retornando à linha de base [seis meses] depois”, disseram os pesquisadores.
Um dos padrões na linguagem que os pesquisadores observaram foi o uso de pronomes como “eu”, que os pesquisadores relacionam a um indivíduo que se concentra mais em si mesmo devido à tristeza e à depressão.
“A análise de mudanças sutis em pronomes, artigos e outras palavras quase invisíveis pode revelar os efeitos psicológicos das experiências de vida”, escreveram os autores em seu artigo.
Os pesquisadores notaram que o tempo que uma pessoa passou postando sobre seu rompimento era uma indicação de como ela estava lidando com isso.
Por fim, os cientistas enfatizaram a importância deste estudo descrevendo a internet como um laboratório para testar como o emprego de diferentes mecanismos de enfrentamento pode ajudar as pessoas em um momento difícil.