A procrastinação é um distúrbio comportamental que se origina da associação do ato a ser realizado com a alteração ou desconforto causado por tal ação, que pode ser mental, física ou intelectual.
Normalmente é aplicado ao sentimento de ansiedade que ocorre antes de uma tarefa pendente de conclusão. Assim, o dever que é adiado pode ser percebido como pesado, angustiante, perigoso, difícil, tedioso ou chato e isso nos causa algum estresse.
Quais as causas da procrastinação?
Segundo a psicologia, são vários os motivos pelos quais deixamos algo para fazer depois, alguns deles incluem:
- Insegurança e falta de autoestima;
- Excesso de autocrítica e busca pelo perfeccionismo;
- Falta de autocontrole e disciplina;
- Falta de clareza e organização.
Como evitar procrastinar?
A primeira coisa a fazer diante desse comportamento é identificar as causas que fazem você procrastinar. Depois, é necessário focar em planejar seu tempo e organizar suas tarefas. Além disso, as dicas abaixo também pode ajudá-lo a manter o foco:
1. Liste seus objetivos
Cada uma das tarefas que você deve realizar tem um fim, seja conseguir uma nota positiva na escola/universidade, cumprir as tarefas estabelecidas no trabalho ou pode ser algo pessoal ou em casa.
Então, pense por que você faz isso, o que isso te traz e o quanto isso é importante para você, isso vai te motivar e te dar um propósito para finalizá-los.
2. Organize suas tarefas de acordo com a prioridade
É normal haver momentos em que os trabalhos a fazer não param de aparecer e, se não organizarmos o tempo adequadamente, é muito provável que eles se acumulem. Isso gera estresse e angústia.
O ideal é fazer uma lista cuja ordem seja baseada na urgência de cada tarefa e estabelecer quanto tempo você vai dedicar a cada uma dessas atividades. Para cumpri-las, é preciso ter disciplina e autocontrole.
3. Utilize técnicas de gestão do tempo
Às vezes não é fácil manter o foco e, talvez, quando se trata de uma tarefa que não gostamos, pode ser mais difícil manter a concentração. Felizmente, foram desenvolvidas várias técnicas de gerenciamento do tempo que podem te ajudar, entre elas podemos citar o Método Pomodoro.
Em suma, trata-se de agendar sessões de trabalho divididas por intervalo, a medida mais comum é: 25 minutos focado no trabalho e 5 minutos de descanso; e repete essa sequência até que a tarefa seja concluída.
Se ao seguir essas dicas, você ainda tiver dificuldades em combater a procrastinação, consulte um especialista.