Para algumas mães, principalmente aquelas de primeira viagem, montar o enxoval do bebê é sempre um grande desafio. Afinal, quais itens são realmente úteis e necessários para si e para o bebê? Pensando em ajudar essas mães, o Tudo Bahia preparo uma lista com sete itens do enxoval do bebê que parecem ser úteis, mas não são. Confira a seguir.
7 itens do enxoval do bebê que parecem úteis, mas não são
1. Cinta pós-parto
Um dos itens do enxoval do bebê que parece útil, mas não é, é a cinta pós-parto. Ela não é somente inútil como também não é recomendada. Essa cinta não ajuda a recuperar os músculos, como se acredita.
A cinta pós-parto pode atrapalhar a circulação sanguínea, dificultar a eliminação de gases e, em casos de cesárea, pode abafar o corte, atrapalhando a cicatrização. O uso da cinta somente é recomendado em casos de diástase abdominal ou hérnia umbilical.
2. Kit de protetor de berço
Assim como a cinta pós-parto, o uso do kit de protetor de berço não é recomendado. Isso porque o bebê pode se sufocar ou escalar em alguma parte do material, quando estiver maior.
3. Andador
Outro item de enxoval do bebê que parece útil, mas não é, é o andador. Na verdade, ele também não é recomendado. Inclusive, em alguns países, como o Canadá, seu uso é proibido.
O andador pode, por exemplo, causar acidentes e retardar o desenvolvimento motor do bebê, que é necessário para fazê-lo andar, uma vez que ele impede o fortalecimento dos tendões e músculos.
4. Termômetro de banheira
Muitas mães costumam incluir no enxoval do seu bebê o termômetro de banheira, mas esse item não é tão necessário assim. Em vez de usar o aparelho para medir a temperatura da água, as mães podem usar o próprio braço ou cotovelo.
5. Sapatos para bebês
Sem dúvidas os sapatos para bebês são super fofos e deixam o look mais estiloso, mas eles também são inúteis. Dê preferência a meias grossas ou antiderrapantes para deixar seus filhos mais confortáveis.
6. Dosador de remédio
O dosador de remédio é mais um produto do enxoval do bebê que parece ser útil, mas não é. Isso porque, os remédios já vêm com os dosadores.
7. Lixeira específica para fraldas
A lixeira específica para fraldas pode ter até uma proposta boa, mas não é tão prática assim. Afinal, para depositar as fraldas nesse item é preciso de um saco de lixo específico, o que pode trazer mais custos.