Úteis em dias quentes ou para arejar um ambiente, os ventiladores são aparelhos indispensáveis em casa. No entanto, quando se trata de limpeza, muitos têm dificuldade em limpar o eletrodoméstico.
De modo geral, é importante saber que a limpeza periódica do ventilador evita problemas respiratórios, além de deixá-lo de cara nova. Por esse motivo, reunimos três maneiras de limpar um ventilador para melhorar a qualidade do ar do ambiente.
3 métodos eficazes para limpar o ventilador
1. Limpar com uma esponja
Os ventiladores tendem a acumular muita poeira em suas pás devido ao seu movimento constante. Para limpá-los e garantir seu correto funcionamento, você deve desconectá-los da tomada, e em seguida:
- Abri-lo e remover as pás;
- Limpar com uma esponja com água morna e detergente;
- Secá-lo bem com um pano limpo;
- Remontar o ventilador.
Caso você deseje lavar as pás do ventilador, ressaltamos a importância de secá-las muito bem antes de ligá-lo novamente na tomada.
2. Limpar usando uma fronha
Um método que viralizou nas redes sociais indica a maneira mais fácil de limpar um ventilador. Você só vai precisar de uma sacola e água com vinagre de álcool, ao invés de um pano ou esponja.
Basta borrifar a mistura de água e vinagre no ventilador, de modo que não fique molhado, e em seguida envolvê-lo na sacola. Depois disso, ligue o aparelho na potência máxima para deixar toda sujeira no plástico.
Vale lembrar que esse processo deve ser feito apenas com ventiladores de chão ou de mesa, nunca com os de teto. E para potencializar a limpeza das pás, caso estejam engorduradas, basta acrescentar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio na mistura.
3. Limpar com aspirador de pó
Por fim, a forma mais prática e fácil de limpar um ventilador é usando o aspirador de pó, além de uma chave de fenda para desmontar a peça e fazer uma limpeza mais profunda e minuciosa. Depois de remover toda a poeira, finalize com um pano úmido.