O banheiro é, sem dúvida, um dos ambientes da nossa casa em que mais há proliferação de germes e bactérias que, por sua vez, podem nos causar infecções urinárias e gastrointestinais, por exemplo.
Um dos itens desse ambiente responsável pela presença constante desses micro-organismos é a privada — afinal, ela está sempre em contato com urina e fezes. Por isso, geralmente damos uma maior atenção a esse item durante a limpeza do banheiro.
Mas, engana-se quem pensa que o vaso sanitário é o objeto mais sujo que podemos ter em nossa casa. Acredite, existem itens – bastante comuns – que têm mais bactérias do que a privada do banheiro. A seguir, conheça cinco deles.
5 itens comuns que são mais sujos que a privada do seu banheiro
1. Mais sujo que a privada do seu banheiro: controle remoto
Um dos mais objetos mais sujos do que a privada do seu banheiro é o controle remoto. Isso se deve ao fato de que, muitas das vezes em que utilizamos o item, estamos ao mesmo tempo ingerindo alimentos, causando a proliferação de milhares de bactérias pelo controle remoto.
A dica, portanto, é limpar o controle pelo menos uma vez ao mês. Na hora da limpeza, não se esqueça de dar atenção aos botões.
2. Mais sujo que a privada do seu banheiro: toalha
Ao enxugarmos o nosso rosto ou corpo na tolha, deixamos nelas células mortas no tecido. Essas células, por sua vez, servem de alimento para as bactérias que normalmente se desenvolvem em ambientes úmidos. Por isso, ao utilizarmos a toalha novamente, estaremos trazendo para o nosso corpo essas bactérias.
A dica, portanto, é lavar suas toalhas pelo menos uma vez por semana. E atenção: dê preferência por usar água quente para lavar a roupa de banho, hein!
3. Mais sujo que a privada do seu banheiro: celular
O celular se tornou um aparelho indispensável em nosso dia a dia. Estamos com ele 24 horas por dia, seja trabalhando, estudando, conversando ou nos entretendo. Porém, esse item é mais sujo que a privada do seu banheiro.
Estima-se que o dispositivo tenha 10 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário, sabia? Fato que é bastante preocupante, tendo em vista que o celular está a todo tempo em contato com o nosso rosto, boca e mãos.
A dica, portanto, é manter a limpeza do seu dispositivo em dia para diminuir a proliferação de bactérias.
4. Mais sujo que a privada do seu banheiro: escova de dente
Sim, a escova de dente é a mais suja que a privada do seu banheiro. Isso se deve ao fato de que ela está sempre exposta a bactérias e geralmente fica guardada próximo ao vaso sanitário.
A dica é sempre dar descarga com a tampa fechada para evitar que as bactérias se proliferem no ambiente e acabem atingindo a sua escova de dente. Além disso, lave o item antes e depois do uso.
5. Mais sujo que a privada do seu banheiro: teclado
O teclado de seu computador ou do seu notebook é mais sujo que a privada do seu banheiro. Estima-se que nesse item há 200 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário.
Um dos motivos se deve ao fato de que costumamos nos alimentar ao mesmo tempo em que utilizamos o item, o que favorece a proliferação das bactérias.
A dica, então, é limpar o teclado do seu computador pelo menos três vezes por semana para eliminar toda a sujeira ali acumulada.