Sempre que tomamos bebidas alcóolicas a mais, podemos ficar com uma série de problemas no dia seguinte; costumeiramente chamamos de ressaca. Sensação ruim no corpo, cabeça pesada e doendo, sede constante, muita náusea, entre outros sintomas típicos de quem consumiu excessivo teor de álcool.
Os sintomas da ressaca surgem devido a um desequilíbrio no corpo provocado pelo uso do álcool, que provoca a desidratação e um excesso de desgaste do fígado. O orgão é responsável pela expulsão do álcool do organismo. A concentração de álcool no sangue provoca os sintomas da ressaca. Com o aumento desse metabólico em nossas circulações, acaba provocando a liberação do hormônio antidiurético.
Isso faz com que os rins tenham baixa absorção de água. Muitas vezes, ocorrem esquecimentos em pessoas que fazem excesso do uso do álcool e existe uma explicação. Isso porque o consumo do álcool em quantidade maior faz com que substâncias pró-inflamatórias sejam liberadas e induz um quadro de hipoglicemia, fazendo com que o cérebro possa ter o funcionamento afetado.
Como prevenir a ressaca
Evidentemente, a melhor forma de evitar uma ressaca é maneirar na quantidade de álcool ingerida. Mas também existem umas dicas importantes para quem está consumindo bebida alcoólica e quer evitar a ressaca.
Beber água constantemente ao ingerir bebida é uma dessas formas. Ou seja, sempre intercalando entre as doses de álcool. Não consumir bebidas com estômago vazio e evitar a mistura também é uma boa pedida.