O mel produzido pelas abelhas é considerado um superalimento pelos seus benefícios nutricionais e terapêuticos. Apesar de seu principal componente ser o açúcar, o mel possui enzimas, vitaminas, sais minerais, entre outros, que auxiliam na prevenção de doenças e são essenciais para a nossa saúde.
O mel é bastante utilizado por muitas pessoas diariamente em sua alimentação. No entanto, além de ser um adoçante natural e saudável, sua utilização no dia a dia não se restringe apenas à culinária.
Saiba mais a seguir:
1. Atua contra infecções
O mel pode ser utilizado para desinfetar cortes ou lesões superficiais. Com efeito, este possui ação anti-inflamatória e atua de forma eficaz na assepsia do local lesionado. No entanto, para utilizá-lo é essencial primeiro higienizar a pele afetada.
2. Atua no alívio de dores
O mel também protege contra dores de queimaduras. Sua utilização pode ser feita após a higienização do local, com a aplicação do mel na região queimada, com uma gaze. Desse modo, ele atua na cicatrização da queimadura e reduz as dores e ardência da pele.
3. Hidrata naturalmente a pele e os cabelos
Por fim, o mel é uma ótima opção para quem sofre com acnes e com a quebra de fios de cabelo. Este produto natural possui ação esfoliante e hidratante. Assim, ele pode ser usado tanto para tratar a pele contra cravos e espinhas, como para hidratar o cabelo e deixá-lo macio e sedoso.
Outras propriedades
As propriedades do mel são inúmeras. Além dos benefícios citados acima, destaca-se seu poder de eliminar toxinas e proteger o fígado contra os efeitos colaterais dos medicamentos. Também é um forte estimulante que ajuda a combater momentos de estresse e exaustão.
Por outro lado, usado com limão ou em infusões, é um remédio ideal para combater dores de garganta e tosse. Além disso, seus minerais fazem do mel um antibiótico perfeito.
Da mesma forma, além dos benefícios de comer mel, aplicado com azeite, gera uma máscara que podemos aplicar na pele para melhorar a aparência das rugas e corrigir imperfeições da pele.