Algumas galinhas comem os próprios ovos; por que isso acontece?

O motivo pela qual algumas galinhas comem os próprios ovos está relacionado aos hábitos da espécie em situações de estresse ou baixa qualidade de vida.

No geral, alguns fazendeiros costumam procurar especialistas para entender porque algumas galinhas comem os próprios ovos. Além de gerar um prejuízo na produção dos alimentos, esse hábito pode assustar os produtores e criar um sinal de preocupação em relação à saúde do animal.

continua depois da publicidade

Sobretudo, algumas galinhas comem os próprios ovos por conta de uma característica específica da espécie, o que se assemelha ao hábito dos cachorros comerem plantas quando não se sentem bem.

Em todos os casos, é fundamental procurar uma ajuda médica especializada para tratar dos seus animais, pois essa matéria tem caráter informativo.

continua depois da publicidade

Por que algumas galinhas comem os próprios ovos?

No geral, as galinhas comem o próprio ovo quando estão com insuficiência de nutrientes.

Desse modo, quando provam o ovo e descobrem que são ricos em cálcio, gordura e proteínas não conseguem parar de comer os próprios ovos de propósito. Além disso, podem influenciar outras companheiras de galinheiro a fazer o mesmo.

Sendo assim, esse hábito pode se tornar um vício e nenhum ovo ser poupado pela galinha. De acordo com os especialistas, as galinhas fazem isso quando não estão sendo bem alimentadas ou não possuem boas condições dentro do manejo da espécie.

continua depois da publicidade

Portanto, questões como estresse, água de má qualidade e calor excessivo também influenciam.

Nestes casos, as galinhas ficam estressadas facilmente e podem começar a se bicar, arrancar penas do corpo e comer os próprios ovos.

Sendo assim, o avicultor precisa se atentar aos fatores de alimentação, água, limpeza do ambiente, iluminação e temperatura para evitar criar uma cadeia de perda de ovos.

continua depois da publicidade

Alguns profissionais indicam separar a galinha comendo os próprios ovos das outras companheiras para não gerar uma reação em cadeia.

Além de resolver as questões que estão causando estresse nos animais, pode-se aumentar a frequência de coleta de ovos para que eles parem de ser comidos.