Afinal de contas, para que serve o lado azul da borracha de duas cores? Antes de irmos, de fato, à resposta, é necessário entendermos que, durante tempo, achávamos que esse lado era responsável por apagar tinta de caneta dos nossos cadernos. Mas a verdade é que não é possível fazer isso, haja vista que a tinta da caneta penetra as fibras do papel, diferente do lápis que risca a parte superior e facilmente pode ser apagado.
A ideia inicial da fabricante dessas borrachas era realmente tentar apagar a tinta de caneta esferográfica do papel. Porém, a ideia não colou. Em vez de retirar, ela chegava a rasgar o papel. O lado azul da borracha é mais duro e mais abrasivo, possuindo em sua composição minúsculos cristais pontiagudos. Esse efeito é mais para superfícies duras, tais como cartolinas, madeira e outras.
Nesse conceito, o lado azul da borracha provoca, na verdade, uma espécie de lixamento da superfície que é utilizada. No papel comum de caderno, não funciona porque esse efeito abrasivo acaba rasgando o papel. Já uma tinta de caneta sob uma superfície mais dura certamente será removida.
Fizemos um teste escrevendo uma palavra sobre uma cartolina e utilizamos o lado azul da borracha. A tinta foi quase toda removida sem que a cartolina se rasgasse. Ao remover toda a tinta, a superfície da cartolina já começou a desgastar, mas não chegou a rasgar.
Portanto, conclui-se que o lado azul da borracha é para superfícies duras que exigem mais poder de corrosão por parte da borracha. Perceba que a outra parte da borracha é mole e, se aplicada em uma superfície mais dura, acaba se desgastando. Daí a solução do lado azul para que possa oferecer melhor desempenho no momento de apagar.