Gatos mais raros do mundo: confira lista com 7 raças não tão comuns

Nesse vasto número de felinos, existem milhares de raças. Porém, algumas são mais difíceis de serem encontradas. 

Os gatos estão presentes por toda a parte. A quarta maior população de felinos no mundo encontra-se no Brasil, sendo que o primeiro lugar é dos Estados Unidos, com cerca de 74.059.000 bichanos. Nesse vasto número de felinos, existem milhares de raças. Porém, algumas são mais difíceis de serem encontradas.

continua depois da publicidade

Algumas dessas raças parecem um híbrido de gato com outros animais de tão diferentes ao que nós geralmente conhecemos. Alguns possuem peculiaridades como falta total de pelos ou o contrário disso.

Levkoy ucraniano

Esse gato é o resultado do cruzamento das raças Sphynx e outra raça de orelhas caídas. O resultado foi um gato inédito que existe desde 2004. Essa raça é oriunda da Ucrânia, como sugere o nome, também na Rússia.

continua depois da publicidade

LaPerm

Originária dos Estados Unidos, mais precisamente do Oregon, essa raça se caracteriza devido aos seus pelos compridos e rizados. Os machos perdem o pelo muito rápido e vão mudando ao longo da vida.

Gato Elf

O nome desse gato nos dá duas sugestões sobre como ele é e sua estrutura física. O nome Elf faz referência ao ser mitológico que conhecemos como Elfo. Suas orelhas grandes e pontiagudas, de fato, parecem desse ser. Seu corpo é totalmente sem pelos com cauda bem comprida e, igualmente, despida.

Ele é o resultado do cruzamento da raça Sphynx com um Curl americano. Exige banhos frequentes devido à falta de pelos, assim como não pode ser muito exposto ao Sol.

continua depois da publicidade

Exotic Shorthair

Essa raça é o resultado do cruzamento de um british shorthair com um american shorthair e se caracteriza por parecer com o famoso gato persa. Todavia, possui menos pelo, corpo mais arredondado e parte do nariz pequeno e redondo.

Também não cai muito pelo; assim é ideal para quem sofre com alergia. É um gato inteligente e muito sociável.

Scottish Fold

Esse gato de origem escocesa é muito raro e possui cabeça bem arredondada, olhos grandes e redondos. Já suas orelhas são bem pequeninas. A cauda é bastante grossa e as patas pequenas e arredondadas. Costuma desenvolver o instinto de caça, mas é dócil e bem sociável.

continua depois da publicidade

A raça foi identificada desde o ano de 1974 e rapidamente se desenvolveu.

Gato do cerrado ou Savannah

Um gato muito raro e, talvez, o mais exótico de todos, haja vista que foi formado em laboratório e sua aparência lembra muito um leopardo. Muito imponente, ele é resultado do cruzamento genético de um gato doméstico normal com serval africano.

É um gato grande, com patas muito compridas, com manchas no pelo que são parecidas com as de um leopardo. Embora de forma muito rara, esses gatos podem ser criados no ambiente doméstico, mas, em alguns países, foi identificado que eles podem se tornar agressivos na idade adulta.

continua depois da publicidade

Peterbald

Originário da Rússia, essa raça de gato é resultado do cruzamento de um donskoy com gato de pelo curto. São desprovidos de pelo e possuem orelhas grandes e pontudas. As patas geralmente são compridas, mas o que mais chama a atenção é o seu focinho grande e apontados para baixo.

Esse gato também não possui uma barriga como as demais raças, sendo bem fina. Ele faz lembrar muito os gatos egípcios.