6 dicas valiosas para lidar com a agressividade do seu cachorro

Existem fatores como o medo, por exemplo, bem como a insatisfação com alguma situação específica. Saiba o que pode ser feito.

A agressividade dos cães pode ter mais de uma explicação. O importante é que, nas situações mais extremas, você procure ajuda profissional de um veterinário. Vamos te dar seis importantes dicas que irão te ajudar muito a lidar com a situação de agressividade do seu cachorro.

continua depois da publicidade

É importante, antes de mapearmos o que pode ser feito para lidar com a agressividade do seu cachorro, entendermos o que pode provocar essa fúria repentina do seu cachorro. Existem fatores como o medo, por exemplo, bem como a insatisfação com alguma situação específica. Um cão, que está amedrontado ou diante de um incômodo, pode ficar agressivo.

Gaste as energias de seu cachorro

São inúmeros os fatores que colaboram para a agressividade do seu cão. Uma das principais dicas é gastar a energia do seu cachorro através de atividades físicas. Com isso, ele pode ficar em um estado de descanso, repouso, principalmente ao receber visitas em casa.

continua depois da publicidade

Evite prender seu cachorro ao receber visitas

O seu cão tem um comportamento agressivo com as pessoas que chegam em sua casa? Você vai lá e prende o seu cachorro ou amarra, não é verdade? Isso está errado, pois ele entenderá que toda vez que chegar alguém estranho será preso e ficará mais agitado.

Isso é uma questão de defesa territorial, haja vista que ele considera aquele espaço como sendo exclusivamente dele. Ao mantê-lo preso, é como se você o privasse daquele espaço, dando-lhe um castigo por conta da visita. O correto é pegar a primeira dica e fazê-lo gastar as suas energias.

Identifique a agressividade por transferência

O seu cão pode apresentar, em certo momento, uma agressividade maior quando se sente provocado por algo que ele não alcança e acaba transferindo para o tutor ou quem estiver mais próximo. Um carro que passa na rua, outro cão ou gato, etc.

continua depois da publicidade

Para evitar esse tipo de situação, imponha as regras e limites ao seu cachorro. A liderança do tutor precisa ser estimulada através de comandos, sem que a liderança do animal seja, igualmente, retirada. Mas lembre-se: nesses casos, nunca seja agressivo com o cachorro. O adestramento é diferente de agressividade. Afinal de contas, queremos ensiná-lo a ser dócil e não agressivo.

Evite obrigar o seu cão a fazer algo contra a sua vontade

Não existe nada para irritar mais um animal que obrigá-lo a fazer aquilo que não deseja. Respeitar os limites e o espaço de seu cachorro é fundamental para esse processo. Muita gente confunde sua liderança com um ataque direto ao animal, forçando-o a fazer a vontade do tutor.

O cachorro precisa responder ao seu comando por meio de um adestramento tranquilo. Deixe-o mais à vontade para fazer o que deseja e ele responderá à altura.

continua depois da publicidade

Verifique as condições de saúde de seu cão

Muitas vezes o animal doente apresenta alguns sintomas de agressividade e ficamos achando que é rebeldia. Ao notar uma agressividade repentina e persistente, proceda com um atendimento veterinário. Cães depressivos, com carga alta de estresse ou até com algumas doenças, podem se tornar mais agressivos.

Por isso, conheça bem o seu animal e tente ver se ele apresenta alguma reação sintomática de doença.

Estabeleça os limites para evitar agressividade por dominância

Os cães, por mais que precisem de respeito ao seu espaço, não podem ser criados apenas sendo os donos dos ambientes. Eles precisam entender o limite deles também. O cachorro que assume a liderança dos donos, ou pelo menos entendem isso no processo de desenvolvimento, tendem a apresentar agressividade ao serem contrariados.

continua depois da publicidade

Portanto, ensine-o através do adestramento que o espaço dele é limitado.