Quem tem um cachorro ou gato em casa sabe do trabalhão que eles dão, sobretudo, quando gostam de brincar e bagunçar tudo. Mas é possível viver em harmonia com o seu pet sem ter esses desgastes. Nossos cães e gatos possuem pelos que se soltam, brinquedos que se espalham, volta e meia tendem a fazer necessidades fisiológicas em locais não apropriados, enfim, uma série de situações que tornam a casa uma bagunça.
É possível resolver isso mantendo a ordem e estabelecendo os limites para seu amigo de quatro patas. Ao contrário do que muitos possam imaginar, os cães e gatos podem ser organizados e sua casa pode ficar sempre limpa e perfumada, mas para isso é necessário que seus amigos de quatro patas sejam devidamente treinados e ensinados.
Animais em casa: como deixar o ambiente limpo e organizado?
Limpe constantemente
Deixar brinquedos dos pets, detritos e pelos caídos na casa por vários dias faz com que o ambiente se torne insuportável. Por isso, manter sempre a limpeza atualizada é a primeira dica para evitar a desorganização e o mal cheiro.
Seu cachorro urinou ou fez o número 2? Limpe imediatamente o local para evitar a propagação do cheiro. Deixou brinquedos espalhados, busque juntá-los novamente. O segredo é evitar o acúmulo e fugir daquela velha frase: deixa aí, depois eu limpo!
Utilize mais o aspirador de pó
Para a remoção dos pelos dos pets não existe nada mais eficaz que o bom e velho aspirador de pó. Também é muito recomendado o Mop que serve para diversos tipos de limpeza. Busque deixar o ambiente sempre perfumado e, para evitar que seu cãozinho ou gato deixe os pelos espalhados pelos cômodos da casa, escove-os diariamente.
Limpe os recipientes de ração diariamente
Até pela saúde do seu pet, é importante manter sempre limpas as vasilhas de ração. Isso evita o desenvolvimento de fungos que podem gerar infecções estomacais.
Caso você se esqueça por mais de um dia, a ração pode acabar estragando, o que provoca mau cheiro e deixa seu pet em risco. Então, separe algum momento do dia para trocar a água do recipiente e limpar as vasilhas de ração.
Reserve um local para guardar as coisas do seu pet
Em um local da casa, reserve um espaço específico para que os brinquedos e demais pertences de seu pet possam ser organizados. Isso ajuda a manter a organização, em vez de ficar tudo espalhado pela casa. Neste mesmo espaço dá para arrumar um armário com brinquedos, carteiras de vacina e demais informações do seu pet.
Mantenha sofás e tapetes limpos
Geralmente os nossos pets deixam aquele rastro de pelos em sofás e carpetes, portanto, é importante promover uma limpeza diária, evitando, deste modo, que se acumulem. Os pelos acabam incomodando muito e implicam até em questões de saúde para quem sofre de problemas respiratórios.
Busque eliminar odores dos pets
Os locais onde os cães fazem necessidades fisiológicas ou nos locais em que se deitam, costuma-se ficar aquele cheiro característico. Esse acúmulo gera desconforto, por isso é importante não só higienizar como promover a aromatização. Uma das melhores soluções, sobretudo, para sofás e tapetes, é a utilização do vinagre dissolvido em água e aplicado no local.
Adestre seu pet
Existem aqueles que acham que somente os cães podem ser adestrados, mas para quem tem gatos também é possível ensiná-los. Busque adestrar seu pet, para ele compreender seus limites.
Já os gatos a melhor forma de adestramento é adaptá-lo aos espaços necessários. Gatos costumam fazer necessidades fisiológicas, por exemplo, em locais com areia, então é bom manter uma caixinha com areia em determinado local e sempre fazer a troca.