O fim de uma relação não é algo que ocorre sem aviso prévio. O que acontece é que, às vezes, não prestamos atenção suficiente aos sinais que indicam que o relacionamento está esfriando, seja porque levamos uma vida muito agitada ou porque temos medo de admitir os nossos verdadeiros sentimentos.
Assim, quando os conflitos se tornam o pão de cada dia, seu parceiro te irrita mais do que o habitual, o desejo sexual desapareceu e as carícias e os detalhes são notados pela ausência, é provável que o desapego já tenha se estabelecido no relacionamento.
Se você deseja evitar que isso aconteça, é essencial agir antes de chegar a esse ponto. É por isso que é tão importante aprender a reconhecer as provas de que a relação está esfriando.
1. Falta de confiança
Caracteriza-se pela ausência de momentos e segredos que são compartilhados. Nem sempre é porque a confiança foi perdida, mas porque o outro evita compartilhar informações do cotidiano, fazer planos e se abrir mais para o parceiro (a).
2. Ausência de carinho e afeto
O amor não está apenas em palavras, mas também nas ações. Portanto, um dos principais sintomas de esfriamento da relação é a diminuição das expressões de afeto.
O riso e a cumplicidade se perdem e as manifestações de amor são substituídas por expressões de tédio, desprezo ou indiferença.
3. Falta de metas
Desde os aspectos mais básicos, como férias e viagens, até assuntos mais importantes, como ter filhos ou comprar uma casa. Sem objetivos comuns, a relação pode se transformar num mar de apatia e esfriar, levando à separação do casal.
4. Toxicidade
Ter o controle sobre o outro ocorre quando você começa a monitorar seu lazer, trabalho, relacionamentos e até o celular. Isso além de esfriar, desequilibra completamente o casal e pode gerar baixa autoestima e dependência emocional.
5. Intolerância
Por fim, um dos sentimentos que provam que a relação esfriou é a aversão que o casal pode provocar.
Quando sentimos que não temos mais nada em comum com o outro, deixamos de olhá-lo pelas lentes do amor e começamos a perceber defeitos e erros que se tornam insuportáveis com o passar do tempo.