O site especializado em gastronomia TasteAtlas, que ao longo do ano elabora diferentes listas com base na votação de restaurantes de todo o mundo, divulgou recentemente o seu ranking de 2022, que inclui uma lista das melhores culinárias do planeta.
A lista contou com 95 países com seus respectivos pratos típicos. Por votação anônima, a culinária italiana ganha o prêmio graças aos quase 2.500 ingredientes e alimentos referenciados. Assim, alguns dos mais votados foram o queijo Parmigiano Reggiano, presunto, nduja, risoto ou o pesto genovês, que ocupam as primeiras posições desses votos.
Com uma pontuação média de 4,72 em 5, a Itália lidera por apenas três décimos, que são os que separam a cozinha italiana da grega no ranking TasteAtlas.
O país helênico aparece com 4,69 pontos (apesar de ter apenas 400 referências entre ingredientes e alimentos), dos quais se destacam as azeitonas kalamata, o saganaki (queijo feta frito), os pêssegos Rhodes e os pistácios Aegina, bem como a salada dakos.
Um pouco mais longe, já aparece a cozinha espanhola (4,59 pontos) e onde os usuários valorizam produtos como o presunto 100% ibérico de bolota, o queijo manchego curado, as espetadas e os camarões grelhados num total de referências de cerca de 800 produtos ou pratos.
Posição do Brasil no ranking
Na descrição do Brasil, que ocupa o 12º lugar, os pratos mais bem avaliados foram:
- Queijo Canastra;
- Açaí;
- Queijo de Coalho;
- Picanha;
- Pão de queijo.
Para experimentar esses pratos brasileiros, com base nos votos de seus usuários, o site propõe os restaurantes: Mocotó (São Paulo), A Baianeira (São Paulo), Restaurante Banzeiro (São Paulo), Le Bife (São Paulo) e Balaio IMS (São Paulo).
Por fim, o top 10 é composto, em ordem, por Itália, Grécia, Espanha, Japão, Índia, México, Turquia, Estados Unidos, França e Peru. Entre os latino-americanos, além das posições do México, Peru e Brasil, a Argentina ficou em 18º e o Paraguai em 46º.
Clique aqui e confira o ranking TesteAtlas na íntegra.