4 mentiras que as pessoas ainda acreditam no dia a dia

É muito comum acreditarmos em coisas que ouvimos diversas vezes ao longo da vida, mas que, no fim das contas, não fazem sentido.

Vivemos em um mundo onde tudo se aprende, desde o jeito que você anda, fala, se comporta até o estilo de vida que você leva. Em meio a tanto aprendizado, no entanto, estão algumas mentiras nas quais você acreditou a vida toda.

continua depois da publicidade

Coisas simples, atividades cotidianas, fatos sobre o corpo humano, curiosidades sobre animais, por exemplo, estão entre os assuntos que são repletos de mentiras. Para entender melhor do que estamos falando, separamos algumas mentiras que se tornaram tão populares ao ponto de as pessoas acreditarem nelas até hoje. Confira a seguir:

1. Se você cortar o cabelo, ele cresce mais rápido

Existem vários fatores que influenciam o crescimento do cabelo, mas cortá-lo não é um deles. Você pode ter essa sensação porque as pontas serão mais saudáveis ​​e darão ao comprimento um aspecto mais cheio, mas o ritmo de crescimento será o mesmo.

continua depois da publicidade

2. Comer e tomar banho em seguida pode causar má digestão

O que você pode ter, na verdade, é uma hidrocussão: um choque de temperatura entre o corpo (quente) e a água (fria). Esse choque retarda reflexivamente a frequência cardíaca e pode haver perda de consciência e até parada cardíaca.

Isso não tem nada a ver com digestão, mas depois de refeições muito volumosas, acontece com mais frequência. Se você preparar seu corpo para a mudança de temperatura, provavelmente nada acontecerá com você.

3. Sua língua só consegue distinguir 4 sabores

Isso é uma meia verdade, pois há um sabor que sempre passa despercebido, seja por costumes culinários ou por desconhecimento sobre o assunto. Chama-se “Umami”, que se traduz como “saboroso” e é encontrado em alimentos que contêm glutamato monossódico, como anchovas, queijo parmesão, chá verde e ketchup.

continua depois da publicidade

4. Coelhos gostam de cenouras

Embora se tenha espalhado a crença de que os coelhos gostam de cenouras – especialmente graças ao Pernalonga – a verdade é que estes vegetais não são do agrado destes animaizinhos porque são muito doces. Além disso, elas podem lhes causar danos ao fígado.