5 línguas mais antigas do mundo que ainda são faladas atualmente

A maioria das línguas consideradas hoje antigas surgiu há 6 mil anos. Apesar desse longo tempo, grande parte delas é falada até os dias atuais. Conheça 5 dessas línguas antigas.

Considerada uma das formas existentes de linguagem, a língua é um conjunto organizado de elementos com os quais os membros de uma comunidade humana se comunicam. Ela pode ser falada ou escrita.

continua depois da publicidade

Acredita-se que a origem da linguagem verbal remonta há pelo menos 50 mil anos. Mas linguistas afirmam que essa origem pode ser bem mais antiga.

Geralmente, a língua surge de outra já existente. O português, por exemplo, surgiu do latim. Quando ela é usada para identificar uma nação em relação às demais e é relacionada à existência de um estado político, a língua se torna um idioma. Em outras palavras, o idioma é a língua de um povo.

continua depois da publicidade

Atualmente, existem mais de 6.500 idiomas no mundo. Ademais, a maioria das línguas hoje consideradas antigas não tem mais que 6 mil anos e basicamente são as mesmas de hoje.
A seguir, confira a lista com 5 línguas mais antigas do mundo que ainda são faladas atualmente.

1. Georgiano

O georgiano é a língua nativa dos georgianos e o idioma oficial da Geórgia, país pertencente a região do Cáucaso. Com alfabeto próprio, acredita-se que o georgiano seja a língua materna de cerca de 4 milhões de pessoas que vivem no referido país e, ainda, de 500 mil que moram fora da Geórgia.

2. Lituano

Com cerca de 4 milhões de falantes, o lituano é o idioma oficial da Lituânia e um dos oficiais da União Europeia. A sua origem está na língua indo-europeia, há cerca de 3,5 mil anos a.C., sendo considerado, portanto, um dos idiomas mais antigos do mundo e que ainda é falado atualmente.

continua depois da publicidade

3. Macedônio

O macedônio é o idioma oficial da Macedônia do Norte. Considerada uma língua indo-europeia, ele pertence ao grupo oriental das línguas eslavas meridionais.

Vale ressaltar que o macedônio moderno é diferente da língua macedônia antiga. Essa surgiu por volta do século 5 a.C. ou até antes e era falada no estado helénico da Macedônia. Já o macedônio moderno é uma língua eslava dos povos eslavos do sul. Ele surgiu entre os séculos 6 e 7, quando o grupo búlgaro invadiu os Bálcãs e ali se estabeleceu.

4. Gáelico irlandês

O gaélico irlandês, ou simplesmente irlandês, é o idioma oficial, juntamente com o inglês, da Irlanda. Além disso, é um dos idiomas oficiais da União Europeia. Hoje, acredita-se que a língua seja falada apenas por 2% da população da Irlanda.

continua depois da publicidade

5. Finlandês

Diferentemente da maioria das línguas europeias, o finlandês não pertence à língua indo-europeia. O idioma pertence à família das línguas urálicas, de onde faz parte também o estoniano, húngaro, carélio e o lapônio.