Nosso nome é uma parte importante da nossa identidade, e uma prova disso é que praticamente todas as pessoas têm uma história para contar a respeito da escolha de seus nomes.
Há sempre aqueles nomes escolhidos para homenagear familiares ou pessoas famosas e, há, também, aqueles nomes que surgem da união entre palavras especiais ou entre os nomes do pai e da mãe.
O site Mental Floss divulgou um estudo recente e que é muito interessante, liderado pelo professor de linguística Bodo Winter, da Universidade de Birmingham, que analisou os nomes mais populares dos EUA e avaliou quais são aqueles mais prazerosos de serem ouvidos.
Como a Ciência pode avaliar a beleza de um nome?
O interessante desse estudo, além da lista com os nomes mais bonitos, é entender como os pesquisadores definem se um nome é legal ou não. O levantamento de Winter teve como base um estudo mais antigo, conduzido por James Adelman e outros cientistas da Universidade de Warwick.
Esses cientistas analisaram o grau de prazer proporcionado por diversas palavras, com base em fonemas ou unidades de som de cada termo. Um fonema agradável é o suficiente para que o ouvinte goste de determinadas palavras mais do que outras.
A partir dessa análise, a equipe de Winter dividiu nomes populares de bebês em categorias fonéticas e, usando a conclusão de Adelman, chegou a um resultado ideal para nomes que são considerados agradáveis de ouvir e, por isso, podem ser classificados como mais bonitos.
Os nomes mais bonitos
De acordo com o levantamento de Bodo Winter, os 10 nomes femininos e os 10 nomes masculinos mais bonitos são:
Nomes femininos:
- Sophia;
- Zoe;
- Everly;
- Sophie;
- Riley;
- Ivy;
- Paisley;
- Willow;
- Ellie;
- Emily.
Nomes masculinos:
- Matthew;
- Julian;
- William;
- Isaiah;
- Leo;
- Levi;
- Joseph;
- Theo;
- Isaac;
- Samuel.