A cerveja é uma das bebidas mais amplamente consumidas no mundo, e também no Brasil, de acordo com um levantamento da consultoria Euromonitor, encomendada pelo Sindicato das Indústrias de Cerveja (Sindicerv), os brasileiros consumiram 14,2 bilhões de litros de cerveja em 2021. Neste sentido, você sabe qual é a cerveja certa para cada tipo de copo?
Há quem diga que isso é frescura, já outros se importam tanto que criam uma coleção de copos para cada tipo de cerveja. No final do dia, a cerveja gelada faz total diferença, mas será o copo importa mesmo? Saiba mais a seguir:
Qual é a cerveja certa para cada tipo de copo?
Em primeiro lugar, a cerveja não exige o mesmo tipo de etiqueta que os vinhos, coquetéis e bebidas destiladas especiais demandam. Sendo assim, o copo não afeta o desfrute da cerveja, mas a maioria dos consumidores não pensa tanto em como o recipiente pode ampliar a experiência.
Basicamente, os cicerones, conhecidos como sommeliers de cerveja, não recomendam os copos foscos porque a frieza do material faz com que a cerveja gere mais espuma. Assim, o sabor da bebida fica afetado e até um pouco aguardo.
Além disso, o copo padrão de coqueteleira, como aqueles longos de vidro, não são boas escolhas porque não combinam com a bebida. No geral, esse tipo de recipiente deve ser utilizado para agitar preparos de coquetéis, e não para beber diretamente.
Em todos os casos, é fundamental que o copo esteja limpo, para evitar qualquer tipo de fermentação cruzada com a cerveja que afete o sabor, ou até crie alguma reação indesejada no organismo.
Ademais, estima-se que a ideia de que você precisa de um copo específico ou que existe uma cerveja certa para cada copo é mais uma estratégia de marketing do que uma dica real.