O envelhecimento do gato, assim como o dos humanos, implica em uma série de mudanças físicas e comportamentais, por exemplo, miar excessivamente.
De modo geral, os gatos miam por diversos motivos como cumprimentar as pessoas, chamar a atenção, pedir comida, pedir para entrar ou sair, durante o cio, ou ainda, diante de uma ameaça.
Portanto, o miado do gato é a principal ferramenta que o animal tem para conseguir o que quer.
Por que os gatos mais velhos miam tanto?
À medida que os humanos envelhecem, a demência é um problema relativamente comum, por isso não é surpresa que gatos mais velhos tenham problemas semelhantes.
Com efeito, o seu gato idoso pode miar com maior frequência, por pura confusão. Suas habilidades cognitivas não são o que costumavam ser, e assim, ele estará expressando sua frustração. Esse comportamento geralmente é acompanhado por problemas de memória.
Além de miar para resolver problemas cognitivos, os gatos mais velhos também podem miar devido à perda de audição e visão. Com perda parcial ou total dos sentidos, seu gato pode não saber o que fazer, e quanto pior sua audição, mais alto seu miado, naturalmente.
Outros sinais frequentemente exibidos em gatos mais velhos que miam excessivamente incluem vagar sem rumo e ficar longe de todo contato humano.
Se o seu animal de estimação agora mia o dia todo e parece antissocial e inquieto, provavelmente está relacionado a problemas de senilidade (perda progressiva e irreversível das funções intelectuais).
Fique atento ao comportamento do seu gato
Como você viu, os gatos mais velhos são geralmente mais suscetíveis a problemas de saúde do que os mais jovens. Portanto, seu gato pode estar miando excessivamente tanto devido ao processo de envelhecimento natural, quanto por alguma condição de saúde.
Nesse caso, é importante levar seu amigo felino ao veterinário para que ele seja examinado.