Em primeiro lugar, o café é um dos produtos mais consumidos no Brasil. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café, divulgada em abril desse ano, estima-se que o país é o segundo consumidor global de café, com o consumo de 21,5 milhões de sacas de 60kg ao longo do ano passado. Porém, você sabe se café com sal combina e para que isso serve?
No geral, esse produto oferece diversas combinações, desde o tradicional café com leite até os bolos de café com chocolate. Entretanto, algumas pessoas gostam de ir além e adicionar sal à mistura, o que não acontece por acidente como quando trocamos o açúcar pelo sal.
Curiosamente, existem alguns benefícios para a saúde e possibilidades de sabores nessa combinação. Saiba mais a seguir:
Café com sal combina? Para que isso serve?
A princípio, a combinação de café com sal é indicada comumente para as pessoas que realizam qualquer tipo de atividade física extenuante, pois assim conseguem potencializar os resultados.
Ainda que seja um costume popular, os especialistas nesse tipo de produto indicam que o sal é um neutralizador melhor para a amargura do que o açúcar. Basicamente, a estrutura fisiológica da língua faz com que as papilas gustativas identifiquem primeiro a salinidade no café com sal, e não o amargo.
Portanto, há uma redução no amargor da bebida, de modo que haja um consequente realce do sabor, textura e corpo do café. Para que a medida seja correta, e não fique em excesso, recomenda-se adicionar quatro colheres de sal para cada seis de café durante o próprio preparo.
Assim, é possível garantir que a substância se dissolva junto com os grãos, o que pode não acontecer ao adicionar o sal no café pronto.
Por conta da concentração de potássio e magnésio, esse tipo de mistura combina e serve para ajudar a recuperar a energia. Em especial após treinos esportivos.
No entanto, lembre-se de consultar um nutricionista e educador físico antes de alterar a sua rotina de alimentação. Nosso texto tem caráter meramente informativo.