Construídas há milhares de anos, algumas cidades do mundo ainda preservam nos dias atuais prédios, igrejas, castelos, ruas e praças que foram construídos ainda na Idade Média.
Por conta de tal preservação, quem mora nessas cidades ou quem as visita têm a oportunidade de ver como o passado e o presente convivem, já que muitas dessas cidades se desenvolveram para além de sua parte medieval.
Se você gosta de conhecer cidades históricas, confira, a seguir, 5 cidades medievais que foram preservados ao longo do tempo.
1. Rodes, Grécia
Rodes é a capital da ilha de mesmo nome, localizada em Dodecaneso, na Grécia. Ela situa-se no cruzamento das duas principais rotas marítimas do Mediterrâneo, entre o Mar Egeu e o litoral do Oriente Médio, Chipre e Egito.
Por tal localização, ela acabou recebendo diferentes povos ao longo de sua história que deixaram suas marcas na cidade. Essas marcas podem ser vistas na arte, na arquitetura, na gastronomia, entre outros elementos que formam a cultura local.
Em 1988, a cidade medieval foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Ela é famosa por abrigar o Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
2. Dubrovnik, Croácia
Dubrovnik está localizada no sul da Croácia na costa do Mar Adriático. Conhecida como a “Pérola do Adriático”, a cidade é famosa por conta de suas belezas naturais e sua herança cultural. Dubrovnik é considerada hoje uma das cidades medievais mais bem preservadas.
A sua Cidade Antiga é cercada por muros de pedra erguidos no século 16, que tem algumas de suas partes praticamente intactas. Entre os prédios conservados estão a igreja barroca St. Blaise, o Palácio Sponza da Renascença e Palácio de Rector.
3. Kotor, Montenegro
Kotor é uma pequena vila localizada em Montenegro, pequeno país da região dos Bálcãs. Quem visita essa cidade medieval se depara com ruas sinuosas e praças. Além disso, tem a oportunidade de ver igrejas românicas, sendo uma delas a Catedral de Kotor.
4. Dublin, Irlanda
Outra cidade medieval que foi preservada ao longo do tempo é Dublin, capital da Irlanda. A cidade abriga prédios históricos que datam do século 12 e 13. Um deles é o Castelo de Dublin, construído no século 13. Há também a Catedral de St. Patrick, fundada em 1191.
5. Jerusalém, Israel
Apesar de ter sido destruída por pelo menos duas vezes, Jerusalém, em Israel, é uma das cidades medievais que foi preservada ao longo do tempo. A parte mais antiga da cidade foi construída no IV milênio a.C.
No século 16, muralhas foram construídas ao redor da cidade. Hoje, essas muralhas definem a Cidade Antiga, que é dividida em quatro bairros: armênio, judeu, cristão e muçulmano.
A Cidade Antiga se tornou Patrimônio da Humanidade em 1981. Mas, esse patrimônio está em perigo, tanto assim o é que, em 1982, foi incluída na lista de patrimônios em perigo.