Ainda que a definição de felicidade varie de pessoa para pessoa, existem muitas pesquisas científicas feitas sobre o tema, com as mais diferentes finalidades. Hoje, já se sabe, por exemplo, quais são as substâncias químicas que nos causam sensação de alegria, bem-estar e disposição.
Existe um fenômeno chamado de “hipótese do feedback facial” e que diz que o simples gesto de forçar um sorriso já é capaz de nos deixar felizes de verdade. Para entender mais essa questão, um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, resolveu estudar o fenômeno mais profundamente.
O poder de forçar o riso
O estudo foi divulgado pelo site Mental Floss e mostrou que, de fato, movimentar o rosto da mesma forma que fazemos quando sorrimos, pode nos deixar felizes de verdade. Incrível, né?
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores contaram com a ajuda de 3.878 voluntários de diferentes lugares do mundo. Para garantir que ninguém tentaria burlar a pesquisa, os cientistas não contaram a essas pessoas qual era o objetivo do estudo.
Em vez disso, todas elas tiveram que reproduzir uma série de gestos faciais e corporais, para que não focassem muito na questão do sorriso forçado. Algumas pessoas tinham que sorrir normalmente, outras prendiam canetas entre os dentes e, assim, elas não sabiam ao certo o que estava sendo analisado.
Sorrir mesmo sem querer?
Os resultados da pesquisa mostraram que os níveis de felicidade eram levemente maiores nas pessoas que pareciam estar sorrindo em comparação às pessoas que precisaram apenas ficar sérias.
O líder da pesquisa, Nicholas Coles, disse que “a experiência consciente da emoção deve ser pelo menos parcialmente baseada em sensações corporais”. O fato é que, sim, o sorriso pode influenciar seu humor, mas ainda não temos dados a respeito de como isso acontece.
De qualquer forma, sorrir mesmo quando você não estiver superfeliz pode ser, sim, uma forma de melhorar seu estado de espírito. Não custa tentar, não é mesmo?