Ainda que não faça parte das instruções de segurança oficiais de um voo, é fundamental saber o motivo de não ser recomendado tirar os seus sapatos dentro do avião. No geral, as viagens mais longas acabam sendo desconfortáveis para os passageiros, principalmente as internacionais em que há mudança de clima e fuso-horário. Contudo, existem outras formas mais seguras de se acomodar durante o trajeto.
Assim como o uso do cinto de segurança, o uso de cigarros dentro do avião e também os aparelhos conectados na internet, tirar os seus sapatos dentro do avião é proibido. Apesar disso, nem todos entendem muito bem porque não fazer isso, e podem ser surpreendidos por comissários de voos em algum momento. Saiba mais sobre isso a seguir:
Por que não é recomendado tirar os seus sapatos dentro do avião?
Em primeiro lugar, o calçado pode sujar toda a cabine. Portanto, não é recomendado tirar os seus sapatos dentro do avião por uma questão básica de educação e higiene.
Contudo, o calçado é essencial em uma emergência de voo. Sendo assim, ainda que não conste diretamente nas instruções formais de segurança de voo, deve-se manter os sapatos durante todo o trajeto.
Basicamente, em uma situação de emergência, qualquer tipo de detrito e superfície desagradável no solo bloquearão o caminho do passageiro para a saída e para fora da aeronave. Desse modo, os sapatos dentro do avião são fundamentais para que a pessoa consiga chegar à segurança com mais facilidade, sem correr o risco de se machucar no caminho.
Com os sapatos dentro do avião, você não corre o risco de pisar em cacos de vidro ou metal em uma situação mais grave. Além disso, é capaz de se locomover com mais velocidade e garantir a própria segurança. No geral, atrasos de poucos segundos durante a evacuação podem custar a sua vida, mas também a de pessoas que estejam atrás de você, por exemplo.