A herança genética de um indivíduo é organizada em genes ou sequências de DNA, a molécula que é a base da vida na Terra. Várias formas alternativas do mesmo gene são chamadas de alelos e, por sua vez, podem ser dominantes ou recessivas.
Para entender melhor a herança genética ou o que nos faz herdar certas características, temos que mencionar os genes e como eles se organizam em estruturas chamadas cromossomos.
Assim, os humanos têm 23 pares deles em cada uma de suas células, 22 pares de autossomos (não envolvidos na caracterização do sexo do indivíduo) e um par de cromossomos sexuais.
Depois de entender como funciona a distribuição de genes, veja a seguir os principais traços físicos que herdamos de nossos pais.
1. Sexo de nascimento
Em suma, a característica mais importante que os filhos herdam do pai é o gênero, o homem determina que a criança seja do sexo masculino ou feminino ao nascer.
2. Estatura
O pai é quem herda ou define a altura que os filhos terão, independentemente do sexo, embora isso não signifique que será a mesma do progenitor.
3. Cor dos olhos
As crianças podem herdar a cor dos olhos de seus pais. Contudo, tenha em mente que existem genes dominantes e outros recessivos.
Nesse caso, os olhos escuros prevalecem sobre os claros, portanto, se um dos pais tiver olhos castanhos e o outro azul, é mais provável que a criança tenha olhos castanhos do que azuis.
4. Tom de pele
Cada ser humano possui aproximadamente 25.000 genes que são responsáveis pela transmissão de sua herança genética. São eles que podem fazer uma criança ter o mesmo tom de pele da mãe ou do pai.
Embora a pele escura sempre carregue mais peso do que a pele clara, há uma chance maior de que a criança tenha o tom de pele mais escuro de seus pais.
5. Características faciais
Como nos outros casos, existem certas características faciais que predominam sobre outras. É mais provável que seu filho tenha lábios grossos, rosto oval e nariz reto se um dos pais tiver. Além disso, no caso do nariz, costuma ser quase idêntico ao de um dos pais.