A hibernação, também chamada sono de inverno, é um estado de torpor que alguns animais entram durante o inverno ou períodos de baixas temperaturas.
Durante a hibernação, a atividade e o metabolismo são drasticamente reduzidos. Isso faz com que o animal precise de muito pouca energia, energia esta, que ele obtém consumindo as reservas previamente armazenadas no corpo.
Esse estado permite que o animal sobreviva até que as condições climáticas melhorem.
Animais que hibernam
A hibernação mais tipicamente conhecida é de animais de sangue quente (endotérmicos), por exemplo o urso pardo, mas também são conhecidos animais de sangue frio (ectotérmicos), por exemplo algumas espécies de sapos, tartarugas e insetos.
As diferenças entre os dois fazem com que os mecanismos de hibernação também sejam diferentes. De qualquer forma, os animais que hibernam tendem a viver em altas latitudes, tanto no hemisfério norte quanto no sul, onde os invernos são mais rigorosos. Veja alguns deles abaixo:
1. Abelhas
Geralmente é a abelha rainha que fica em um local adequado durante todo o inverno. As abelhas operárias se certificam disso antes de morrerem com a queda de temperatura.
2. Caracóis
Não só nas estações frias, mas também nas quentes, esses animais se escondem em suas conchas e selam a entrada com seu próprio muco para manter a umidade e evitar que sequem.
3. Tartarugas
As tartarugas podem hibernar entre quatro e cinco meses por ano. Elas entram em uma toca subterrânea e conseguem diminuir sua frequência cardíaca para 5 a 10 batimentos por minuto. No entanto, embora não fiquem sem oxigênio, elas param de respirar completamente.
4. Rãs
Esses anfíbios costumam hibernar até o verão, quando o calor aquece seus corpos e os traz de volta à vida. É muito comum que seu sangue se transforme em gelo completo, durante este período.
5. Guaxinins
Embora não entrem em hibernação completa, podem desaparecer em suas tocas durante os meses de inverno. Eles geralmente entram em um estado de torpor onde reduzem a temperatura do corpo e param de se alimentar.