Pilares da Criação: NASA divulga nova foto do espaço pelo Webb

A agência espacial publicou uma imagem impressionante, que mostra a formação de novas estrelas em meio a nuvens imensas de gás e poeira cósmica. Veja aqui.

A humanidade sempre teve uma mistura enorme de interesse, curiosidade e fascínio pelo Universo e pelo que conseguimos enxergar estando aqui, na Terra. Com a evolução da tecnologia, o último século foi de avanços impressionantes em cosmologia, incluindo viagens tripuladas, pouso na Lua e, claro, o envio de satélites e robôs que nos dão informações e imagens preciosas.

continua depois da publicidade

A NASA, que é a agência espacial mais famosa do mundo, é responsável por diversas dessas descobertas interessantes. A novidade divulgada no último dia 19, graças ao supertelescópio James Webb, é uma das mais incríveis de todos os tempos: podemos ver, agora nitidamente, como é a formação das estrelas.

Pilares da Criação

A NASA chama de “Pilares da Criação” a imagem recentemente divulgada, pois nela é possível enxergarmos a formação de diversas estrelas em meio a nuvens enormes de poeira e gás.

continua depois da publicidade

Com a tecnologia de suas câmeras, que têm infravermelho, o James Webb conseguiu produzir fotos realmente impressionantes, que parecem verdadeiras obras de arte.

Conforme explicaram os cientistas, os pontos vermelhos que aparecem na imagem são as estrelas recém-nascidas. Elas se formam a partir do colapso de corpos celestes que, aos poucos, se aquecem, e dão origem a estrelas novas.

As bordas avermelhadas são, então, ejeções de estrelas que ainda estão se formando dentro da nuvem de poeira cósmica.

continua depois da publicidade

Evolução

A primeira vez que a NASA conseguiu fotografar os “Pilares da Criação” foi em 1995, com o telescópio Hubble. Depois, em 2014, outro registro foi feito, mas a captura deste ano de 2022 é, sem dúvidas, a mais impressionante e bonita de todas.

O telescópio James Webb foi lançado há pouco tempo pela NASA, em dezembro de 2021, mas já fez registros surpreendentes do espaço. Incrível, né?