As abelhas pertencem à classe Hymenoptera. Esses insetos vivem em colmeias e são subdivididos entre abelha rainha, operária e zangão. No mundo todo existem cerca de 20 mil espécies de abelhas, sendo apenas no Brasil, uma média de três mil espécies. Vamos descobrir o que aconteceria com o mundo se as abelhas fossem extintas?
Com efeito, sua existência é muito importante para a vida na Terra, porque é através das abelhas que ocorre a reprodução de inúmeras plantas. Em média 90% das plantas necessitam do trabalho desses insetos.
O desmatamento e a aplicação irregular de produtos químicos contribuem diretamente para a extinção das abelhas.
Diante disso, no momento em que uma abelha é infectada, ela leva o veneno para dentro da colmeia e afeta todas as outras abelhas. Veja a seguir alguns acontecimentos que ocorreriam no mundo caso as abelhas fossem extintas:
O que aconteceria se as abelhas fossem extintas?
1. Extinção da raça humana
Caso as abelhas fossem extintas, a raça humana também desapareceria. Com a extinção desses insetos, que representam um papel muito importante no ecossistema, em pouco tempo os humanos também deixariam de existir, pois haveria desequilíbrios ambientais que alterariam as mudanças climáticas e redução da água no mundo.
2. Extinção dos animais
As abelhas, também são parte da cadeia alimentar de outros animais. Dessa forma, faltaria alimento para eles, acarretando assim em um colapso geral no ecossistema.
3. Extinção do mel e da cera
O mel e a cera produzidos pelas abelhas são frequentemente utilizados na indústria de cosméticos e medicamentos, como o própolis.
Além disso, o mel é utilizado para nosso consumo e traz diversos benefícios para a nossa saúde. Desse modo, com o desaparecimento das abelhas esses produtos também deixariam de existir.
4. Falta de alimentos
A agricultura também está ligada à existência das abelhas. De maneira que, o cultivo dos vegetais que necessitam da polinização não poderia mais ocorrer, ocasionando déficit na produção de alimentos e insegurança nutricional.
5. Desequilíbrio ambiental
Por fim, a extinção das abelhas afeta a biodiversidade do planeta. Assim, ter menos desses insetos significa ter menos plantas, logo, haveria alterações no aquecimento global e o aumento de catástrofes naturais.