Em 1439, o alemão Johannes Gutenberg inventou a primeira máquina de impressão. A invenção facilitou a reprodução de textos, intensificando a propagação de livros. Um dos primeiros livros inteiros impressos pela máquina de Gutenberg foi a Bíblia.
Além da Bíblia, outros livros puderem ser impressos. Livros com importância histórica e científica para o mundo. No entanto, alguns deles se perderam ao longo dos anos, restando poucos exemplares ou até mesmo sendo o único exemplar existente atualmente.
Por isso, hoje, esses livros são considerados raros.
1. Código Leicester
O Código Leicester está entre os livros mais raros do mundo. Ele reúne nas suas 72 páginas escritas científicas e estudos realizados por Leonardo da Vinci entre os anos de 1504 e 1508.
Nele, há textos e desenhos sobre teorias de astronomia, hidráulica, geologia, paleontologia, mecânica e sobre outros assuntos científicos.
O livro contém 306 ilustrações e desenhos e foi escrito ao contrário com a ajuda de um espelho.
Hoje, o Código de Leicester pertence a Bill Gates. O bilionário adquiriu o livro em 1994, em um leilão. Para ter a propriedade do livro, Gates desembolsou US$ 30,8 milhões.
2. The Gospels of Henry The Lion
The Gospels of Henry the Lion (em tradução livre, O Evangelho de Henrique, o Leão) é um livro que foi escrito por ordem de Henrique, o Leão, Duque da Saxônia. O destino do livro era o altar da Virgem Maria na Abadia de St. Blaise, em Brunsvique, na Alemanha.
Com 266 páginas, sendo 50 delas dedicadas inteiramente a iluminuras, a obra contém os quatro evangelhos.
Hoje, “O Evangelho de Henrique, O Leão” é considerado uma obra-prima das iluminações romanescas do século 12. Ele pertence ao acervo da Biblioteca Herzog August, na Alemanha, e é exposto ao público somente uma vez a cada dois anos, por questões de segurança.
3. Bay Psalm Book
Outro livro considerado um dos mais raros do mundo é o “Bay Psalm Book” (em tradução livre, “Livro de Salmos da Baía”). Editado em 1640, em Massachusetts, nos Estados Unidos, o livro é composto por versos de Salmos, extraídos da Bíblia.
Os escritos foram traduzidos para o inglês de modo a ficar próximo do original em hebraico. Acredita-se que a obra literária seja o primeiro livro impresso em inglês nos Estados Unidos, durante o tempo em que o país ainda era colonizado pelos britânicos.
Na época, foram impressas 1.700 cópias do “Bay Psalm Book”. No entanto, atualmente, há apenas 11 exemplares. Alguns deles podem ser encontrados na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e na Universidade de Harvard.
4. Evangelho de São Cuteberto
Considerado o livro intacto mais antigo da Europa, o “Evangelho de São Cuteberto” é um pequeno livro que contém o Evangelho de São João. Ele foi escrito em latim e tem mais 1.300 anos.
A obra foi encontrada em 1104, durante a transferência dos restos mortais do santo São Cuteberto, morto em 687, para a Catedral de Durhman, no Reino Unido.
5. The Birds of America
Outro livro considerado raro é o “The Birds of America”, de John James Audubon. A obra é uma das mais celebradas da história natural. Isso porque ela conta com mais de 400 ilustrações coloridas à mão de 1.037 pássaros em tamanho real.
As ilustrações foram feitas no século 19.