O tapete vermelho é um dos momentos mais importantes da premiação, e muitas vezes pode ofuscar o evento principal por conta dos tradicionais desfiles de celebridades e entrevistas diversas. Porém, você sabe porque as premiações, como o Oscar, têm o famoso tapete vermelho?
Curiosamente, as origens dessa tradição remontam da dramaturgia e das peças dramáticas que aconteciam na Grécia Antiga.
Porém, foram adaptados em diversos níveis até que o tapete vermelho se tornasse uma demonstração de exuberância, beleza e poder por parte de pessoas públicas. Saiba mais a seguir:
Por que as premiações têm o famoso tapete vermelho?
A princípio, o famoso tapete vermelho surgiu na peça de “Agamemnon”, de Ésquilo, apresentada em 458 antes de Cristo.
No teatro, um “caminho carmesim” recebe o herói quando ele retorna de Troia vitorioso com sua mulher, mas o protagonista teme andar sobre o tapete vermelho por parecer um ato de arrogância.
Posteriormente, durante o Renascimento, diversas obras começaram a retratar os tapetes como um símbolo de poder e imponência. Neste período, o tapete era retratado como um caminho até o trono real, ou uma forma de guiar passageiros que chegavam em viagens exclusivas.
Tapete vermelho no Oscar
Em relação ao Oscar, o tapete vermelho começou a ser utilizado a partir de 1961 na entrada da premiação.
Na época, as televisões ainda eram em preto e branco, mas o significado não ficava perdido por essa questão técnica, porque os apresentadores sempre frisaram o desfile das celebridades nesse caminho.
Atualmente, o tapete vermelho é um evento de abertura da premiação, com celebridades desfilando com visuais especiais e dando entrevistas.
Portanto, é um local de trabalho para paparazzis, repórteres e estilistas apresentarem ao mundo novas peças, informações e imagens exclusivas.