Saber como congelar e descongelar pães da maneira correta é uma técnica simples para garantir que o alimento sempre estará fresco no momento do consumo. Além disso, permite a conservação dos pães comprados no supermercado ou na padaria, desde o pão francês até o próprio pão de forma.
Desse modo, quem não consegue ir todos os dias à padaria pode aprender formas de mantê-lo agradável para o consumo e receitas. Sobretudo, os cuidados envolvem desde a forma de embalar até o método certo para realização do degelo. Saiba mais informações a seguir:
Como congelar e descongelar pães da maneira correta?
No geral, antes de congelar ou descongelar pães da maneira correta deve-se ficar atento ao período de conservação. Portanto, anote a data do congelamento para não ser surpreendido com o alimento ficando vencido ou tendo alguma outra degradação dentro do freezer.
Comumente, os pães com farinha integral ou escura, assim como grãos na receita, duram mais tempo congelados. Desse modo, uma dica importante é consultar os ingredientes e recheios, porque isso interfere diretamente na validade e durabilidade do alimento congelado.
Dito isso, para congelar os pães é recomendado separá-los em pequenas porções e colocá-los em um saco plástico. Porém, não se esqueça de retirar todo o ar dentro da sacola após fechar, porque assim há maior proteção e menos chance do pão mofar em contato com as substâncias no ar.
No caso do descongelamento, deve-se colocar o pão em temperatura ambiente para o degelo acontecer naturalmente, sob a exposição da temperatura ambiente.
Entretanto, se quiser esquentá-lo ainda mais rapidamente ou garantir a crocância, coloque-o no forno pré-aquecido, mas cuidado para não queimar a comida no processo.