Não é novidade que as leis regulam nossas vidas em sociedade. E um olhar mais atento ao seu conteúdo é uma boa maneira de entender quão diferentes são os habitantes deste planeta e quão diferentes podem ser nossos modos de vida.
Tanta diferença deixa uma coisa clara: não existe um sentido único de justiça, nem as leis necessariamente são lógicas ou justas.
Prova disso é a existência de normas que, sob nossa lente cultural, podem ser extremamente bizarras e revelam diferenças importantes nos lugares que são aplicadas.
Veja alguns exemplos de leis absurdas abaixo.
1. Na Suíça é proibido dar descarga durante a noite
No caso da Suíça, sua população é tão civilizada que é proibido dar descarga no vaso sanitário depois das 10 horas da noite. E, se você é homem, deve saber que também não pode urinar em pé depois desse horário. Tudo é para promover o descanso e eliminar todos os vestígios de ruído.
2. Em Cingapura é proibido mascar chiclete
O objetivo dessa lei bizarra é manter as ruas limpas. E todos sabemos que chicletes grudados na calçada de uma via pública podem permanecer nela por décadas.
De fato, neste país não é apenas proibido o consumo de goma de mascar, mas também sua importação, fabricação e venda. Ignorar essa regra para vender chiclete pode levá-lo à prisão e consumi-lo acarreta multas altíssimas.
3. Na Rússia é proibido dirigir veículos sujos
Quem dirige carros ou caminhões sujos pode gerar uma multa de 2.000 rublos (pouco mais de 160 reais). Basicamente, esta lei dá à polícia uma desculpa para parar os carros e multar os motoristas. Por outro lado, abrir um lava-jato sempre é uma boa oportunidade no mercado local.
4. Na Malásia é proibido usar roupas amarelas
Em 2016, o governo da Malásia proibiu roupas amarelas depois que milhares de manifestantes com camisetas amarelas inundaram as ruas de Kuala Lumpur e exigiram a renúncia do primeiro-ministro.
Desde então, qualquer pessoa vestida de amarelo pode ser presa assumindo que está protestando contra o governo.
5. Na Noruega é proibido sair de casa sem arma de fogo
Na ilha Longyearbyen (Noruega) todos os cidadãos são obrigados a sair de casa com uma arma de fogo. Isso porque existem muitos ursos polares na região, e a lei estimula os habitantes a saírem preparados para qualquer eventualidade.
Contudo, esta não é a única regra estranha que encontramos nesta ilha: também é proibido morrer nela. Então, seus habitantes, quando gravemente doentes, são transferidos para outros lugares para morrer lá e serem enterrados lá.
Esta regra faz sentido se considerarmos que, dadas as temperaturas muito baixas nesta área geográfica, os corpos enterrados decompõem-se muito lentamente, porque eles congelam.